Cultura, Santa Maria da Feira

Peça “Retratos de Família” em Barcelona – Sta. Maria da Feira

É a primeira actuação internacional. A peça “Retratos de Família”, do Clube de Pais de Santa Maria da Feira, vai ser apresentada em Barcelona, no dia 06 de Julho. O convite foi feito pelo Ayuntamiento de Vilanova del Vallès e Fundação Peres Terres. A actuação terá lugar no Centro Cultural Vilanova del Vallès. Esta deslocação a Espanha é apoiada pelo Núcleo Prevenir da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, Junta de Freguesia de Lourosa e Centro Social de Lourosa.

Com um elenco de actores que são, acima de tudo, pais, este espectáculo retrata os quotidianos familiares, desolcultando os seus obstáculos e potencialidades e perspectivando formas alternativas de comunicação. O processo de construção de “Retratos de Família” funcionou como um momento de integração dos vários temas discutidos no Clube de Pais, tais como a família, a comunicação, a escola e o mundo do trabalho, as toxicodependências e a sexualidade, recorrendo sempre a técnicas teatrais.

Até ao momento, o Clube de Pais já soma mais de 50 actuações em vários pontos do país. Já passou, por exemplo, por Óbidos, Lisboa, Porto, Coimbra, Póvoa de Lanhoso e Algarve, no âmbito de congressos e encontros e festivais de teatro. Todas estas apresentações foram seguidas de espaços de debate, dinamizados pelos elementos do Clube de Pais, funcionando como um pretexto para estimular outras comunidades a organizarem-se, constituindo grupos de pais semelhantes, como, de resto, já aconteceu em alguns locais por onde passaram.

Agora, chegou o momento da primeira actuação internacional, que está também inserida nas actividades da pós-graduação de “Teatro Social e Intervenção Sócio-Educativa”, da Universidade de Ramon Llull, de Barcelona, que reúne alunos de toda a Europa e que assistirão a este espectáculo como um exemplo de boa prática no âmbito da utilização do teatro como ferramenta de promoção da criatividade e de inclusão social.

Em 2003 teve início o projecto “Pais XXI”, promovido pela FapFeira, com o apoio da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, Centro Social de Lourosa e Centro Social Padre José Coelho. Esta proposta de educação parental, dirigida às famílias de Santa Maria da Feira, teve sempre como objectivo central a criação de espaços de partilha, reflexão, troca de experiências sobre a relação pais/filhos. Destes encontros surgiram os Clubes de Pais. Depois de dois anos de encontros, um dos clubes envolveu-se na construção de um espectáculo teatral em que mães e pais se aventuraram pela primeira vez na arte da representação. O resultado está à vista, com a peça “Retratos de Família”.  

Sinopse

Ponto de partida: o turbilhão de quotidianos, o barulho dos dias e das vidas.

Caminhos: reencontrar o genuíno, a espontaneidade, o estar com…

Homens e mulheres, mães e pais à procura de retratos de família registados pelas emoções. Um espreitar a forma de estar com os filhos de outro ângulo, o sentir que podemos introduzir ruído nos dias instalados.

Ponto de chegada: o resultado em forma de processo, uma criação colectiva, uma celebração à entrega para espantar vontades cinzentas de viver como mulheres e homens os dias do mundo. 

Artigo AnteriorPróximo Artigo