Cultura, Oliveira de Azeméis

Artesanato genuíno no parque La Salette – Oliveira de Azeméis

Um concurso de artesanato como forma de perpetuar o nome de uma das mais conhecidas artesãs do concelho – Armandina Brandão – vai ser lançado, ainda este ano, pela Câmara de Oliveira de Azeméis.

O anúncio do concurso, destinado a promover e a defender esta arte, vai ser feito esta quinta-feira pelo vereador do pelouro do turismo no decorrer da homenagem, a título póstumo, que a autarquia vai fazer á artesã natural de Cucujães.

A homenagem é um dos momentos altos da XIV Feira de Artesanato de Oliveira de Azeméis que decorre entre quinta-feira e domingo no parque La Salette.

“Consideramos merecida esta homenagem porque estamos perante uma personagem que, embora já falecida, levou bem longe o artesanato e o nome de Oliveira de Azeméis”, afirma António Rosa, vereador responsável pelo pelouro do turismo.

“Será sempre uma figura indissociável do artesanato do concelho e, por isso, a autarquia decidiu instituir, já este ano, um concurso anual de artesanato com o nome da artesã com o objectivo de defender e promover a defesa do artesanato da região e do país”, salienta António Rosa.

Armandina Brandão produziu durante décadas malas, carteiras e sacas feitas com fitas de tecido que sobravam das chapelarias.

Os seus produtos – produzidos desde os sete anos de idade – foram sempre uma referência do artesanato produzido no concelho.

A edição deste ano da feira de artesanato, cujo regulamento impõe a apresentação de artesanato genuíno, está aberta à participação de artesãos, associações de municípios, autarquias, juntas de freguesia e comissões regionais e locais de turismo, cooperativas e associações de artesãos.

O evento pretende divulgar o artesanato local e as regiões dos artesãos que participam na iniciativa.

Cerca de metade dos artífices (20) é oriunda do município de Oliveira de Azeméis, sendo os restantes provenientes de outras regiões do País.

O certame – que encerra no domingo com a entrega dos diplomas aos participantes – oferece um programa de animação no dia 04 de Julho (21:30 no palco do lago) com a actuação do grupo “Enfim Brasil”. No dia 05, a partir das 22:00, será a vez da companhia espanhola “Lunares” proporcionar ao público um espectáculo de flamenco.

Ao longo dos quatro dias o público terá ainda á disposição uma pequena área destinada à gastronomia.

Artigo AnteriorPróximo Artigo