Turismo, Vale de Cambra

Rede de percursos pedestres vai ser alargada – Vale de Cambra

A rede de percursos pedestres de Vale de Cambra vai ser alargada e, nesse sentido, a autarquia está a preparar candidaturas a apoios comunitários, revelou a vereadora Célia Tavares, da Câmara Municipal. 

“Serão percursos mais citadinos e já temos em preparação candidaturas a fundos a europeus”, afirmou à EDV Informação Célia Tavares.

O município conta com três percursos pedestres: Varandas de Felgueira, inaugurado a 24 de Março de 2007; Nossa Senhora da Saúde, (08 de Outubro de 2007); e Vereda do Pastor (17 de Novembro de 2007).

Os percursos localizam-se na zona serrana e são habitualmente dinamizados pela autarquia, mas também pelo movimento associativo local ou, até, por grupos de pessoas que queiram aproveitar os trilhos e desfrutar da natureza.

Segundo Célia Tavares, um dos projectos previstos traça um percurso que segue “por vários lugares da freguesia de Rôge e passa em Trebilhadouro”. Outro prevê o aproveitamento do Canal de Burgães, fazendo com que “as pessoas venham da Barragem Duarte Pacheco até aos limites citadinos”.

A par do reforço da rede de percursos pedestres, a autarquia pretende também “a recuperação de aldeias forais abandonadas”, investindo nesta área como o fez na Aldeia de Trebilhadouro, um espaço arquitectónico típico do final do século XIX.

Os percursos têm adesão frequente de pedestrianistas de quase todo o País.

Os interessados podem obter informações junto do Posto de Turismo de Vale de Cambra, situado na Avenida Camilo Tavares de Matos, ou através de e-mail (sandraalmeida@Câmara-valedecambra.pt).

Também é possível consultar e imprimir os mapas dos percursos pedestres no sítio da Internet da Câmara Municipal, em www.Câmara-valedecambra.pt.

Artigo AnteriorPróximo Artigo