Santo Tirso, Sociedade

Câmara Municipal ocupa Jovens de Santo Tirso durante período das férias escolares

Julho e Agosto são sinónimos de férias para a maioria de jovens em Portugal. Santo Tirso não é excepção e a Câmara Municipal, a exemplo de anos anteriores, organizou um programa de ocupação de tempos livres, constituído por três vertentes diferentes. Os jovens do concelho podem, assim, durante os meses de Verão, desfrutar de diversas actividades culturais, lúdicas, desportivas ou ainda dar uma ajuda a nível social. 

Durante os dois meses em que estão de férias, os jovens de Santo Tirso têm todas as razões para sair de casa. Afinal, vão ter à sua disposição um vasto programa de ocupação de tempos livres, organizado pela Câmara Municipal, e que está dividido em três modalidades, que contemplam actividades para todos os gostos. 

A primeira modalidade do programa relaciona-se com a OJ – Ocupação Jovem. Durante uma semana de Julho ou de Agosto, os jovens entre os 16 e os 25 anos de idade, podem participar em diversos projectos de âmbito social, como a prevenção de incêndios; o apoio a idosos, crianças e deficientes; as colónias de férias de associações de solidariedade social ou de Juntas de Freguesia e o apoio aos serviços e actividades da Câmara Municipal (turismo, feira de artesanato, cultura, etc.). Pela participação, os jovens recebem uma pequena bolsa remunerada. 

Para aqueles que gostam mais de acção, a autarquia preparou a segunda modalidade que diz respeito às Férias Activas e que é direccionada para jovens dos 12 aos 15 anos. Estes estarão divididos em grupos compostos por cerca de 40 jovens por semana e que se distribuirão por dois pólos – Santo Tirso e Vila das Aves. Os participantes nas Férias Activas vão poder realizar actividades culturais (através de uma visita ao património cultural do concelho), de formação cívica (com a realização de sessões de sensibilização) e lúdico-desportivas (através da prática de desportos de grupo, aquáticos e de orientação e de onde se destaca, ainda, a deslocação à praia de Vila do Conde). Esta modalidade tem início no dia 7 de Julho e acaba no final do mês. 

Por último e a pensar nos jovens dos bairros sociais, estão as Férias Divertidas. Realizadas na segunda quinzena de Julho, a modalidade envolve cerca de 60 jovens, ocupando-os em actividades de carácter lúdico-desportivo. As despesas relacionadas com as deslocações e a alimentação dos participantes são asseguradas pela Câmara Municipal que pretende, desta forma, proporcionar a estes jovens um período de férias relativamente ao qual, por norma, estão afastados. Para encerrar as Férias Divertidas está planeada uma festa para o dia 25 de Julho, organizada e preparada pelos próprios jovens, ao longo das duas semanas de actividades. 

Artigo AnteriorPróximo Artigo