Arouca, Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Oliveira de Azeméis, Porto, Póvoa de Varzim, S. João da Madeira, Santa Maria da Feira, Santo Tirso, Sociedade, Trofa, Vale de Cambra, Valongo, Vila do Conde, Vila Nova de Gaia

Radiação ultravioleta com valores muito altos em todo o território

Os distritos da Guarda, Évora e Beja estão hoje com aviso Amarelo devido ao calor enquanto a radiação ultravioleta (UV) vai atingir valores muito altos em todo o território, sendo extremos na Madeira.

Évora e Beja deverão chegar hoje aos 36 graus Celsius e Guarda aos 29º, de acordo com o Instituto de Meteorologia (IM), que colocou estes distritos com aviso Amarelo, o segundo de uma escala de quatro.

As previsões do IM indicam que até quarta-feira, inclusive, as temperaturas máximas vão descer prevendo-se a partir de terça-feira um aumento de nebulosidade com ocorrência de aguaceiros.

Portugal continental e o arquipélago dos Açores, com excepção do grupo central, vão apresentar hoje níveis de radiação UV muito altos, entre as 11:00 e as 16:00.

Nestes casos, o IM aconselha a utilização de chapéu, óculos de sol, t-shirt, guarda-sol e que as crianças evitem a exposição solar.

Na Madeira, o índice de raios UV previsto para hoje é extremo, desaconselhando-se a exposição ao sol.

A escala dos raios UV apresenta cinco níveis, entre o “Baixo” e o “Extremo”.

A exposição aos raios UV pode “conduzir a problemas agudos e crónicos para a saúde, com graves repercussões na saúde, nomeadamente ao nível da pele, olhos e sistema imunitário”, de acordo com informação da Direcção Geral de Saúde (DGS).

“Os efeitos crónicos incluem dois problemas principais: cancro de pele e cataratas”, adianta a DGS no seu “site”, onde é ainda aconselhada a redução da exposição à radiação para prevenir os problemas de pele, olhos e sistema imunitário.

O risco de incêndio é hoje “Muito Elevado” na maioria dos distritos de Portugal continental, e “Máximo” em alguns concelhos dos distritos de Faro, Beja, Évora, Santarém, Castelo Branco, Portalegre, Viseu e Bragança.

A classe de risco de incêndio apresenta cinco níveis entre o “Reduzido” e o “Máximo”.

Artigo AnteriorPróximo Artigo