Arouca, Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Oliveira de Azeméis, Porto, Póvoa de Varzim, S. João da Madeira, Santa Maria da Feira, Santo Tirso, Sociedade, Trofa, Vale de Cambra, Valongo, Vila do Conde, Vila Nova de Gaia

PSP e GNR prestam vigilância gratuita às residências em tempo de férias

Quem parte para férias e quer garantir a segurança da sua residência pode contactar a GNR e a PSP, que a partir de terça-feira prestam um serviço gratuito de vigilância.
No âmbito da medida «Verão seguro – chave directa», as duas forças asseguram até 15 de Setembro um serviço gratuito que visa reforçar a vigilância às residências de quem vai para férias e faz um pedido junto da GNR e da PSP.
Segundo o Ministério da Administração Interna (MAI), além da entrega de um requerimento no posto ou na esquadra da área de residência, os interessados podem solicitar às forças de segurança este serviço através da Internet (https://veraoseguro.mai.pt/).
O preenchimento do formulário na Internet é assegurado pela Rede Nacional de Segurança Interna e pelas forças de segurança, garante o MAI.
Com o serviço «Verão seguro – chave directa», a GNR e a PSP vigiam de «forma sistemática e metodológica» as residências e alertam de imediato o proprietário da habitação em caso de anomalia.
A operação garantiu no Verão do ano passado a vigilância de 5.997 residências, tendo-se registado quatro habitações assaltadas.
Entretanto, na página da Internet, o MAI e as duas forças de segurança alertam para algumas medidas preventivas que devem ser tomadas durante o período de férias, nomeadamente a instalação de um alarme, dar uma aparência de actividade à casa, fechar bem portas e janelas, não divulgar a estranhos a ausência, não acumular correspondência na caixa do correio, informar um vizinho que seja de confiança e guardar em lugar seguro jóias, dinheiro, valores e objectos de arte.

Artigo AnteriorPróximo Artigo