Oliveira de Azeméis, Sociedade

Joel Xavier anima “Praça da Cidade” – Oliveira de Azeméis

O guitarrista português Joel Xavier, considerado um dos cinco melhores guitarristas dos Estados Unidos ao ganhar o primeiro prémio no concurso internacional de guitarra da NAMM-SHOW em Los Angeles, actua esta sexta-feira em Oliveira de Azeméis.

O concerto ao ar livre – marcado para as 22:00 na Praça da Cidade – integra o programa de animação da autarquia de Oliveira de Azeméis para este Verão sendo a oportunidade para o público ficar a conhecer as sonoridades que fazem de Joel Xavier um dos melhores guitarristas latinos do mundo. O músico far-se-á acompanhar de Gostavo Roriz (viola baixo) e Milton Batera, na bateria e percussão.

O guitarrista gravou já oito CD’s e tem actuado principalmente na Europa, Estados Unidos da América e Américas do Sul e Central. Em Portugal, o guitarrista tem realizado alguns concertos, um dos quais de lançamento do álbum “Saravá”, o seu último trabalho discográfico onde faz a fusão entre o jazz e os ritmos afro-brasileiros.

Considerado pela crítica como um dos melhores guitarristas a nível europeu, tocou em concertos ao lado de vários músicos de renome como Paco de Lúcia, Vicente Amigo, John Williams e Richard Galliano.

Joel Xavier participou já em mais de duas dezenas de festivais internacionais nos Estados Unidos, Cuba, Brasil, Inglaterra, França, Itália, Alemanha, Áustria, Espanha, República Checa, Marrocos e, naturalmente, Portugal.

Joel Xavier nasceu a 25 de Abril de 1974 tendo iniciado a sua carreira musical aos 15 anos. Dois anos depois editou o seu primeiro álbum, “18”, a que se seguiram “Sr. Fado” em 1996, “Palavra de Guitarra Latina” (1997), “Latin Groove” em 1999, “Lusitana” (2001) e “Lisboa” (2003).

Em 2005 editou um álbum com o mítico contrabaixista Ron Carter, em Nova York, e em 2006 recebe o prémio de “Melhor Guitarrista do Ano” pela Rádio Central de Leiria. Em Dezembro de 2007, grava “Saravá” ao vivo no Teatro São Luiz, em Lisboa.

Artigo AnteriorPróximo Artigo