Desporto, Santa Maria da Feira, Sociedade

Olimpíadas Seniores encerram mais um ano de actividade física – Sta. Maria da Feira

Pelo quarto ano consecutivo, as Olimpíadas Seniores vão marcar o encerramento de mais um ano de actividades do programa Movimento e Bem-Estar, direccionado para a população idosa do concelho de Santa Maria da Feira. Nos dias 26 e 27 de Junho, junto às Piscinas Municipais, os seniores vão participar em várias provas, demonstrando as suas capacidades físicas e motoras. Este ano, os restantes municípios do Entre Douro e Vouga também foram convidados a participar nestas olimpíadas.  

Promovido pela Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, com o apoio de diversas entidades locais, o programa Movimento e Bem-Estar visa promover um estilo de vida mais activo e contribuir para a melhoria da saúde, autonomia e qualidade de vida dos seniores do Concelho, bem como fomentar a sua participação social e comunitária.

Através deste programa, e com as actividades físicas desenvolvidas ao longo do ano (caminhadas e tai-chi, torneios de boccia, hidroginástica, dança e ginástica de manutenção), os idosos aumentam o seu bem-estar geral e reforçam a sua confiança pessoal, sentindo-se mais ocupados, integrados e motivados.  

Cerca de 1300 seniores das 31 freguesias

As actividades do programa Movimento e Bem-Estar decorrem anualmente, de Outubro a Julho, em 38 entidades espalhadas pelas 31 freguesias do Concelho, envolvendo a participação de cerca de 1300 idosos. Este ano, o programa promoveu 31 caminhadas, seguidas de sessões de tai-chi chuan, e outras tantas matinés dançantes, para além de dinamizar semanalmente todas as outras actividades.  

IV Olimpíadas Seniores – Programa 

Dia 26 de Junho

09h00 – Concentração dos atletas na Praça da República;

09h30 – Desfile até ao Parque das Guimbras (junto às Piscinas Municipais);

10h00 – Master class de aeróbica para todos os participantes;

10h30 – Abertura oficial da prova;

11h00 – Caminhada olímpica;

14h00 – Provas de condição física em circuito: lançamento de bola medicinal, remate de precisão com a mão, bowling adaptado, agilidade e força de pernas (Circuito I); remate de precisão com o pé, força de braços, obstáculos, lançamento ao cesto e bicicleta fixa (Circuito II); e torneios (boccia, petanca, malha e dardos);

16h30 – Tai-chi chuan. 

Dia 27 de Junho

08h30 – Concentração dos atletas junto às Piscinas Municipais;

08h45 – Coreografias de hidroginástica;

09h00 – Torneios de jogos de mesa (sueca, dominó e damas);

14h00 – Entrega de medalhas;

15h30 – Espectáculo de encerramento. 
 

Artigo AnteriorPróximo Artigo