Economia, Santo Tirso, Sociedade

Câmara Municipal atribui apoio de 200 mil euros para a construção do novo quartel dos “vermelhos” – Santo Tirso

Uma das mais importantes deliberações tomadas pelo executivo camarário no dia 25 de Junho, foi a atribuição de um subsídio, no montante de 200 000 euros, à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Santo Tirso (“Vermelhos”) para ajudar a custear as despesas com a construção do novo quartel. 

O novo edifício do quartel dos “Vermelhos” será construído na Rua do Arco (Quinta de Geão, junto ao edifício da Biblioteca Municipal), em Santo Tirso, em terreno cedido para o efeito pela Câmara Municipal de Santo Tirso. A Autarquia continuará a dar apoio à execução da obra, nomeadamente à preparação do processo de concurso e ao acompanhamento de todos os procedimentos relacionados com a construção do novo equipamento. 

O projecto, da autoria do arquitecto Siza Vieira, também já foi aprovado pela Câmara Municipal.

 

Para efeitos de financiamento, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Santo Tirso vai apresentar candidatura ao Quadro de Referência Estratégica Nacional (QREN), pelo que o subsídio agora atribuído pela Câmara Municipal de Santo Tirso se mostra essencial para a garantia do financiamento da parte não comparticipada. 

A construção do novo quartel é considerada uma obra urgente, tanto mais que actual quartel da A H B V de Santo Tirso, construído há 74 anos, já não reúne as condições indispensáveis para o exercício da actividade. Para além de se encontrar implantado no centro da cidade onde são frequentes os constrangimentos de trânsito, o actual quartel não dispõe de um parque de viaturas suficientemente espaçoso para acolher as viaturas mais operacionais, não tem camarata feminina e não possui qualquer logradouro ou área descoberta. 

Artigo AnteriorPróximo Artigo