Cultura, S. João da Madeira, Sociedade

Fim-de-semana dedicado ao chapéu em S. João da Madeira

Em S. João da Madeira, o último fim de semana de Junho será dedicado ao chapéu, com a realização do evento “Hat Weekend”. Trata-se de um festival de animação do espaço urbano, cujo tema central gira em torno de uma das mais interessantes particularidades do município sanjoanense: o chapéu.  

A organização é da Associação “S. João da Madeira.com”, com o apoio da Câmara Municipal através do Museu da Chapelaria. Estão também envolvidas outras forças vivas da cidade, desde o seu tecido comercial, passando pelas associações e instituições.  

O objectivo é o de pôr em evidência aspectos relevantes da história do concelho, criando condições para a promoção de um ambiente de dinamismo e de valorização dos saberes e valências locais. 

Festival de gastronomia

e desfile de bandas e fanfarras 

O “Hat Weekend” inicia-se no dia 27 de Junho, às 18 horas, na Praça Luís Ribeiro, com a inauguração das “barraquinhas” do chapéu, espaços de venda onde estarão, ao longo do fim-de-semana, chapelarias e artesãos do feltro. A noite será de espectáculo e divertidas actuações de tunas académicas. Nos restaurantes aderentes estará a decorrer o Festival de Gastronomia. 

No Sábado, 28 de Junho, durante toda a manhã, haverá animação de rua em diversas áreas da zona pedonal. À tarde, com início no Museu da Chapelaria, decorrerá um desfile de bandas e fanfarras em direcção à Praça Luís Ribeiro, onde actuarão a partir das 21 horas. A noite termina nos bares da cidade com animação a cargo de diversas tunas. 

No Domingo, 29 de Junho, volta a haver animação de rua durante a manhã. À tarde, a cidade enche-se de negro com as capas e batinas das tunas convidadas que actuarão em diversos espaços. O programa encerra ao fim da tarde com um espectáculo que surpreenderá o público. 

Ao longo de todo o fim-de-semana, decorrerão diversos workshops para crianças e adultos, enquanto nas principais entradas para o evento estarão à venda chapéus do “Hat Weekend”, assinalando a grande festa do Chapéu em Portugal.

Artigo AnteriorPróximo Artigo