Matosinhos, Sociedade

Inauguração de Centro de Dia para Grandes Dependentes – Matosinhos

No dia 13 de Junho, a Vereadora da Acção Social e Saúde da Câmara Municipal de Matosinhos, Dra. Luísa Salgueiro, inaugurou o Centro de Dia para Grandes Dependentes, no Conjunto Habitacional da Bataria em Leça da Palmeira.

Em 2007, a Câmara Municipal de Matosinhos adquiriu o Lar na Rua da Bataria, com capacidade para 35 camas e de atendimento a 44 utentes através do SAD – Serviço de Apoio Domiciliário.

Uma vez que a Autarquia não tem como vocação a gestão directa de equipamentos sociais, apostando na dinamização dos agentes locais, ouviu várias entidades quanto à perspectiva de assumpção da gestão deste equipamento, entre elas, os parceiros da Rede Social.

Dadas as suas características, este Lar destina-se a acolher obrigatoriamente pessoas com elevado grau de dependência, residentes em qualquer ponto do Concelho de Matosinhos, há pelo menos 5 anos.

A Associação de Apoio Social de Perafita surgiu como a entidade que, neste contexto, apresentou as condições mais favoráveis para assumir a gestão deste equipamento social, rentabilizando as sinergias das valências que já dispõe.

Trata-se de uma Instituição Particular de Solidariedade Social, fundada em 1997 que tem como principal objectivo o aumento da qualidade de vida das pessoas dependentes e/ou semi-dependentes, que pelos mais diversos motivos se encontrem privadas de relações familiares ou de amizade, de recursos económicos e em condições precárias de saúde.

Desde 1999 presta Apoio Domiciliário, neste momento a 86 pessoas, maioritariamente dependentes e residentes em quatro freguesias do Concelho de Matosinhos. Neste âmbito, a Associação participa no Projecto ADI – Apoio Domiciliário Integrado, a convite da Unidade Local de Saúde (ULS) e do Instituto da Solidariedade e Segurança Social do Norte (ISSS-N), tendo sido celebrado um Acordo de Cooperação em Novembro de 2000.

Nestes 11 anos de actividade, a Associação consolidou uma experiência notável na prestação de cuidados a pessoas seniores, especialmente as que apresentam um maior grau de dependência, sendo das poucas que assume a prestação de serviços nos dias de fim-de-semana.

A entrada em funcionamento deste Lar promoverá directamente a melhoria da qualidade de vida dos munícipes que se encontram em situação de grande dependência decorrente do seu envelhecimento e deterioração da sua saúde, ao ser-lhes prestado um serviço de qualidade adequado às suas necessidades, e indirectamente, dos seus familiares ou prestadores de cuidados, que frequentemente, comprometem a concretização de outros projectos familiares e profissionais para prestar estes cuidados.

Ao mesmo tempo, o acolhimento em Lar de pessoas com elevado grau de dependência, e para quem o Serviço de Apoio Domiciliário já não constitui resposta suficiente para as suas necessidades, permitirá melhorar a qualidade dos serviços que lhes são prestados e mobilizar recursos humanos e materiais para outras situações que por apresentarem um menor grau de dependência aguardam, em lista de espera, a prestação do Serviço de Apoio Domiciliário. Paralelamente, haverá uma redução do número de pessoas que se encontram em lista de espera para admissão em todos os Lares existentes no Concelho de Matosinhos.

Além de diversas entidades presentes na cerimónia de inauguração, também estiveram presentes os Presidentes das Juntas de Freguesia de Leça da Palmeira e de Perafita, Pedro Tabuada e Rui Lopes, respectivamente.

Artigo AnteriorPróximo Artigo