Cultura, Santo Tirso

Teatro para todos, pais e filhos – História de uma Gaivota e do Gato que a Ensinou a Voar – Santo Tirso

Aconselhada a maiores de quatro anos, a peça de teatro “História de uma Gaivota e do Gato que a Ensinou a Voar” vai subir ao palco do Centro Cultural de Vila das Aves no próximo dia 21 de Junho, pelas 10h30. O espectáculo é promovido pela Câmara Municipal de Santo Tirso e é levado à cena pelo Teatro Art’Imagem. Com entrada livre, esta peça de teatro foi concebida a partir da fábula ecológica e social de Luís Sepúlveda, com dramaturgia e encenação de Pedro Carvalho e Valdemar Santos.  

Uma gaivota, vítima da poluição de uma maré negra, confia o seu pequeno ovo a um gato, chamado Zorbas, pedindo-lhe para cumprir três promessas: não comer o ovo, cuidar dele até nascer a gaivotinha e, por fim, ensiná-lo a voar. Zorbas pede então ajuda a três amigos (Colonello, Sabetudo e Barlavento) para tentar levar a cabo a estranha missão… 

História de uma Gaivota e do Gato que a Ensinou a Voar representa o regresso do Teatro Art’Imagem ao universo dos objectos, dos actores e das formas animadas. O espectáculo tem início com uma instalação audiovisual que remete os espectadores para o universo fantástico do mundo animal. Segue-se o prólogo trágico da peça, representado numa curta metragem vídeo que invade o palco fazendo a fusão com a coerografia de silhuetas, vultos e sombras. Depois vem a história contada por marionetas de polioretano fléxivel que permitem uma manipulação directa e uma estreita relação de cumplicidade com os actores que lhe dão vida.  

Artigo AnteriorPróximo Artigo