Cultura, S. João da Madeira

Romance de Manuel Córrego com apresentação na Biblioteca Municipal – S. João da Madeira

O livro vencedor da edição deste ano do Prémio Literário da Ordem dos Advogados foi apresentado na Biblioteca Municipal de S. João da Madeira, na passa quarta-feira, 18 de Junho, às 21h30. “Vento de Pedra” é um romance de Manuel Córrego, publicado pela editora “Sopa de Letras”. Para falar da obra e do autor, estará na sessão o jornalista Manuel Tavares. 

“Esta é uma narrativa acutilante que retrata, de forma alegórica e com ironia mordaz, a condição feminina, a miséria e a hipocrisia, a pobreza e a avareza, numa teia ricamente entretecida que espelha, no fundo, a verdadeira condição humana”. É assim que a história é apresentada pela editora, convidando à descoberta das cerca de 240 páginas do romance, algumas das quais serão lidas por actores do Núcleo Amador de Teatro de S. João da Madeira na sessão de apresentação desta quarta-feira.  

Autor premiado 

Manuel Córrego é o pseudónimo literário do advogado Pereira da Costa, director do jornal “O Regional”, de S. João da Madeira. Natural da Vila de Cucujães, desde cedo desenvolveu o gosto pelas artes cénicas, integrando o Teatro de Estudantes de Coimbra.  

Colaborou ainda na fundação do Teatro Experimental de Malange, assim como do Núcleo Amador de Teatro de S. João da Madeira. Foi exactamente nesta cidade, onde actualmente reside, que se dedicou à encenação e à criação dramática.  

Da sua obra, destacam-se distinções como o Grande Prémio do Concurso Inatel/Teatro – Novos Textos, que conquistou em 1998 e 2003, com “O Testamento do Rei D. João Segundo” e “O Casamento de D. Manuel Primeiro”. Manuel Córrego recebeu também, em 1998, o importante prémio nacional “Ler/Circulo de Leitores”, atribuído ao seu primeiro romance “Campo de Feno com Papoilas”.

Artigo AnteriorPróximo Artigo