Cultura, Póvoa de Varzim, Sociedade

Feira Medieval leva Póvoa à Época Medieval durante três dias – P. Varzim

Entre 20 e 22 de Junho a Praça do Almada recua até ao tempo de D. Dinis.
A Escola EB 2/3 de Aver-o-Mar, com o apoio da Câmara Municipal, organiza uma Feira Medieval que ocupará toda a Praça, e que tem como objectivo mostrar que a escola é um espaço aberto e dinâmico, proporcionando aos alunos a possibilidade de aprender, através desta recriação e de uma forma lúdica, sobre uma parte da História Portuguesa.
A comunidade escolar da EB 2/3 de Aver-o-Mar aderiu em peso a esta iniciativa, com a participação de 200 pessoas entre alunos, corpo docente e não-docente, que contou ainda com o envolvimento dos encarregados de educação. Assim, muitos serão os figurantes a circular pela Feira, envergando fatos elaborados pela Escola e dinamizando os mais diversos eventos de animação e recriação histórica.
No espaço, muitos são os pontos de interesse a visitar. Os visitantes poderão assistir, ao vivo, ao lavor de artesãos de todo o país e do estrangeiro, a actuações musicais e circenses, onde não faltam os gaiteiros, as bailarinas, as ciganas e os bobos, a um espectáculo com animais ou a uma mostra de cavalos. Poderão ainda divertir-se por entre o mercado, as tabernas, as tendas de chá e de adivinhação, as oficinas de ensino, praticando o Tiro ao Arco, passeando de burro ou então dando uma volta nos carroceis que, à boa maneira medieval, são movidos a pedais. De referir ainda que dentro do recinto da Feira não se aceitam euros, apenas reais, sendo que a troca de moeda é feita no Posto de Informações da Feira.
O programa da Feira Medieval começa no dia 20, com abertura marcada para as 16h00. Nesse mesmo dia tem lugar um Banquete Medieval com Archotes, aberto à população mediante inscrição prévia, onde será, através de uma encenação, armado cavaleiro o Alcaide da Póvoa, num evento animado por gaiteiros, bobos, ciganos, entre outros. A inscrição para participar neste jantar pode ser feita junto da Escola EB 2/3 de Aver-o-Mar ou então através do número 919 539 137. Quem se apresentar neste jantar vestido à época paga apenas 20 euros, menos cinco do que aqueles que não se apresentarem trajados. As crianças até aos seis anos não pagam, sendo que dos seis aos dez anos pagam cinco euros.
A Feira Medieval continua a 21, com abertura às 10h00 e um Cortejo Medieval às 17h00, que parte do Forte, passando pela Rua Tenente Valadim, Rua da Junqueira e terminando junto dos Paços do Concelho. Aí serão encenadas as Petições ao Rei, durante as quais os alunos, encarnando várias personagens medievais, irão dirigir pedidos ao Rei, na esperança de ver diminuídas as suas dificuldades. Às 22h00 tem lugar um concerto de música Galaico-Portuguesa, pelo grupo Gallandum Galundaina. A Feira fecha, no sábado, às 24h00 para reabrir, no domingo 22, às 11h00. Neste último dia, às 17h00, é encenada a entrega do Foral da Póvoa por D. Dinis ao Alcaide, num momento que vai também contar com apresentações artísticas e música da época. A Feira Medieval encerra às 20h00.

Artigo AnteriorPróximo Artigo