Arouca, Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Oliveira de Azeméis, Porto, Póvoa de Varzim, S. João da Madeira, Santa Maria da Feira, Santo Tirso, Sociedade, Trofa, Vale de Cambra, Valongo, Vila do Conde, Vila Nova de Gaia

Radiação ultraviolenta com indices muito altos – Instituto de Meteorologia

Portugal continental e ilhas vão estar hoje sujeitos a índices de radiações ultravioletas muito altos, no dia em que se espera céu limpo em todo o território, segundo o Instituto de Meteorologia (IM).

A este nível de radiação, o penúltimo da escala, é aconselhado «cuidado» pelo IM, que adverte para utilização de óculos de sol com protecção ultravioleta, chapéu, t-shirt, guarda-sol, protector solar e ainda que se evite a exposição ao sol por parte das crianças.

Em Portugal continental, a incidência será sobretudo entre as 12:00 e as 16:00, com excepção do interior centro e norte que será entre as 11:00 e as 16:00.

No arquipélago dos Açores, a exposição varia entre as 11:00 e as 17:00, sendo que o grupo Oriental é o único local do território com um índice de radiação é inferior.

Na Madeira, a incidência mais nefasta será entre as 12:00 e as 17:00.

O IM prevê para hoje céu geralmente limpo em todo o território com os termómetros a subirem além dos 30º apenas em Castelo Branco (31º) e Beja (33º).

O risco de incêndio é hoje reduzido na maior parte de Portugal continental e apenas moderado – o segundo nível de uma escala com cinco – no litoral Sul e Algarve.

Artigo AnteriorPróximo Artigo