Sociedade, Vale de Cambra

Embaixador de Israel expectante com acordo de tréguas com Hamas – Vale de Cambra

O acordo de tréguas com o Hamas em Gaza é “um passo importante para a paz”, mas só o futuro vai determinar se marcará a história, afirmou hoje em Vale de Cambra o embaixador de Israel em Portugal, Aaron Ram.

“Estamos expectantes e esperamos que se cumpra o estabelecido”, disse Aaron Ram.

Israel confirmou hoje a aceitação da proposta egípcia para tréguas com o Hamas em Gaza, a entrar em vigor às 06:00 locais (04:00 em Lisboa) de quinta-feira.

As tréguas implicam da parte das milícias armadas palestinianas o fim dos ataques às povoações israelitas da zona fronteiriça com a Faixa de Gaza, enquanto Israel se compromete a pôr fim ao bloqueio imposto àquela região em Junho de 2006 e a abrir progressivamente os postos de controlo.

O diplomata rejeitou considerar que a proposta egípcia seja “de imediato um passo histórico” para o desejado fim dos conflitos na região.

“Nunca penso o passado e só o futuro dirá se este acordo será histórico ou não. Gostaríamos que fosse um grande contributo para a paz”, acrescentou.

Aaron Ram falava à margem da cerimónia de inauguração da exposição “Vistos para a Vida”, patente na Escola Básica 2/3 de Dairas, em Vale de Cambra.

A mostra – organizada pela Embaixada de Israel em Portugal – retrata a acção do cônsul Aristides de Sousa Mendes em Bordéus (França), durante a II Guerra Mundial, onde passou mais de 30 mil vistos a judeus e outros perseguidos pelo regime nazi, contrariando as ordens de Salazar.

Artigo AnteriorPróximo Artigo