Cultura, Vale de Cambra

Painel de Vítor Ferreira na entrada da cidade está concluído – Vale de Cambra

“Modernista e colorido” é como o pintor Vítor Ferreira classifica o mural da entrada poente de Vale de Cambra, junto à principal entrada viária na cidade.

Numa extensão total de 47 metros de comprimento por três de altura, o painel de azulejo que decora os muros do parque da cidade aborda temas distintos mas evidencia sempre o mesmo estilo colorido e dinâmico, que se apresenta essencialmente abstracto mas também inclui referências figurativas a elementos humanos e espécies naturais.

Pintor há vários anos e docente na área das Artes Plásticas, Vítor Ferreira foi a escolha da Câmara Municipal de Vale de Cambra quando, há pouco mais de um ano, a autarquia decidiu encomendar o painel de azulejo com que pretendia decorar o parque. O artista optou então por um registo algo diferente do que costuma caracterizar as suas obras mais conhecidas, explicando assim a sua decisão: “Vou aproveitar a essência do que é Vale de Cambra mas num sentido totalmente modernista, até porque sou um bocado céptico em relação à visão tradicional do município”.

Essa perspectiva materializou-se num painel com “uma imagem forte, mais abstracta”, que se afirma como “uma obra nova, projectada para o futuro”.

Para Vítor Ferreira, a escolhas dos temas abordados pretende também ser um estímulo ao desenvolvimento do município: “O mural é moderno e dá um toque de cor àquele espaço da cidade, porque Vale de Cambra tem que dar um grande passo em frente e precisa de cor e optimismo para o fazer”.

Artigo AnteriorPróximo Artigo