Póvoa de Varzim, Sociedade, Tecnologia

Portal Municipal: dois anos ao serviço da comunidade – P. Varzim

Cumprem-se hoje, Dia da Cidade, dois anos de Portal Municipal da Póvoa de Varzim.
Este serviço foi relançado em 2006, e apresentou-se, desde logo, como uma ferramenta de apoio aos munícipes e também de divulgação de todas as actividades, serviços e eventos dinamizados quer pela autarquia, quer pelos seus inúmeros parceiros sociais.
Depois dos excelentes resultados obtidos ao fim de um ano de funcionamento, o Portal Municipal conhece no seu 2º aniversário novas estatísticas, fornecidas pelo  Google Analytics, que confirmam o seu sucesso. Desde 16 de Junho de 2006 458.175 pessoas navegaram no portal, visitando mais de milhão e meio de páginas (1.589.401). Mensalmente, regista-se um acréscimo continuado no número de visitas, que ultrapassa sempre a barreira dos 2.000 visitantes, acompanhado também de um aumento do número de páginas visitadas (nunca menos de 5.000 por mês). Janeiro, Fevereiro, Março e Maio são os meses em que se registam mais visitas. 
O Portal Municipal afirma-se também como ferramenta do quotidiano, na medida em que 56.87% dos visitantes são já habituais. No que respeita à forma de acesso, esta é feita, na sua maioria, através do motor de pesquisa Google (50.93%), seguindo-se depois a forma de acesso directa, com 36.65%. Sapo, Clix e Wikipédia, entre outros, são os restantes meios utilizados identificados.
Quanto à referência geográfica, 250 mil visitantes acedem ao Portal Municipal a partir de Portugal, seguindo-se, com menor número, países como o Brasil, França, Espanha, Alemanha, Suiça, Inglaterra, Estados Unidos e Canadá, reflexo, talvez, da presença de comunidades poveiras.
As notícias são, sem dúvida, o conteúdo mais procurado, com uma percentagem acima dos 20%. Seguem-se as páginas da Biblioteca, do Turismo e do Município, e, com percentagens muito semelhantes, as páginas de Eventos, de Apoio ao Munícipe, de Cultura, de Desporto e a página “Conhecer a Póvoa”.
Canal de comunicação privilegiado entre munícipes e autarquia, fonte de informação e conhecimento para residentes e visitantes, o Portal Municipal conhece, com estes números de sucesso, a validação necessária para que se continue a apostar numa política de comunicação que envolva toda a comunidade

Artigo AnteriorPróximo Artigo