Cultura, Matosinhos

Visita às Obras de Remodelação do Cine-Teatro Constantino Nery – Matosinhos

O Presidente da Câmara, Dr. Guilherme Pinto, visitou no dia 6 de Junho as obras de remodelação do Cine Teatro Constantino Nery situado na Avenida Serpa Pinto, em Matosinhos.

Estiveram, ainda, presentes nesta visita de trabalho o Vice-Presidente, Dr. Nuno Oliveira, o Vereador da Cultura, Fernando Rocha, e a Vereadora do Ambiente, Dra. Joana Felício.

Inaugurado a 10 de Junho de 1906, o Cine-Teatro Constantino Nery foi, em Matosinhos, durante vários anos, o ponto de encontro da comunidade matosinhense. Décadas mais tarde, pelos anos 80, o espaço cultural entrou em decadência encontrando-se, actualmente, em reconstrução.

Consciente de que este espaço faz ainda parte da memória e da herança cultural do nosso Concelho, a Câmara adquiriu, em 2001, este equipamento iniciando-se, então, o processo de recuperação com a abertura de concurso público internacional para a escolha do projecto.

O projecto vencedor foi o de Alexandre Alves da Costa, arquitecto e professor universitário na Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, que procedeu à apresentação das linhas gerais do plano de recuperação do teatro no interior arruinado do edifício.

A empreitada começou com a demolição de todo o miolo interior do teatro, que se encontrava em franca degradação.

Do edifício antigo, foi apenas preservada a fachada, que foi numerada, desmontada e armazenada em estaleiro para ser novamente reconstruída no mesmo local. Este trabalho está a ser executado, ficando cada vez mais perceptível a nova face do Cine-Teatro.

No que concerne o interior, este integrará, no piso inferior, uma pequena sala polivalente para conferências, exposições e pequenos concertos e, no piso superior, uma sala de espectáculos funcional e de vanguarda com a particularidade de que as cerca de 240 cadeiras da plateia serão amovíveis, permitindo adaptar a sala de acordo com o tipo de espectáculo a apresentar. Acresce, ainda, que a cobertura do novo teatro será em bronze e, no cimo da torre com 14 metros de altura, haverá uma luz, uma espécie de farol que funcionará como símbolo do novo espaço.

O grande objectivo desta grande obra é a revitalização deste equipamento cultural, fazendo dele um espaço polivalente capaz de acolher espectáculos de música, dança, teatro, exposições e conferências, além de cinema.

A visita de trabalho efectuada permitiu avançar, ainda, que o novo Cine-Teatro abrirá as portas no próximo mês de Novembro.

Artigo AnteriorPróximo Artigo