Oliveira de Azeméis, Sociedade

Quinta do Barão recebe encontro de jogos tradicionais – Oliveira de Azeméis

Alguns jogos como a corrida de sacos, o “burro”, a tracção à corda, a malha ou a corrida de arco com gancheta vão ser recordados este fim-de-semana no âmbito do Encontro de Jogos Tradicionais de Oliveira de Azeméis.

A iniciativa arranca hoje pelas 14:00 na Quinta do Barão, freguesia de Loureiro, local para onde deve convergir muito público, à semelhança das anteriores edições.

“Os jogos vão na sua quinta edição e atraem, todos os anos, milhares de pessoas pelo que a expectativa é, também este ano, registarmos elevado número de pessoas”, afirma Albino Martins, vereador do pelouro da cultura da autarquia.

O evento inclui, nos dois dias, uma vertente competitiva e uma outra de demonstração e de participação livre, aberta ao público.

Quem pretender participar tem múltiplas escolhas, podendo optar pelos jogos do pião, do cepo, das andas, da pesca da galinha ou dos cântaros.

As opções vão mais além, ou seja, há jogos também para os mais destemidos: subida ao pau ensebado, apanha do porco, jogo do pau , salto do rego com burro.

“Na génese dos jogos tradicionais esteve a realização, na década de 80, de um encontro nacional que mereceu a atenção mediática”, refere o autarca, adiantando que “nos últimos anos o executivo entendeu retomar essa tradição”.

“A iniciativa promove o encontro de gerações, uns para recordar os jogos e brincadeiras do seu tempo, outros somente pela curiosidade e para participarem ou ficarem a conhecer os jogos dos antepassados”, explica Albino Martins.

Paralelamente estará patente este sábado e domingo uma exposição retrospectiva dos encontros concelhios já realizados alertando para a importância de se preservar um importante património desportivo e cultural.

“Este fim-de-semana é, pois, uma boa oportunidade para as pessoas reviverem os jogos tradicionais, uma prática que a autarquia quer manter bem viva na memória dos oliveirenses”, afirma o autarca.

O 5º Encontro Concelhio de Jogos Tradicionais encerra às 17:30 de domingo com a entrega dos prémios aos vencedores e lembranças a todos os participantes.

Artigo AnteriorPróximo Artigo