Póvoa de Varzim, Sociedade

Comemorações do Dia da Cidade – P. Varzim

A 16 de Junho de 1973 a vila da Póvoa de Varzim foi elevada à categoria de cidade. Desde aí, a Câmara Municipal procura assinalar a importante data com um conjunto de iniciativas.
Este ano destaca-se, no programa comemorativo, a abertura simbólica do arranjo urbanístico da Praça do Almada, às 17h00. Segue-se a já tradicional Sessão Solene de homenagens, às 18h00, no Salão Nobre, que irá distinguir os seguintes cidadãos: Alberto Fernandes da Silva com a Medalha de Reconhecimento de grau prata, em virtude do seu trabalho desempenhado à frente da Junta de Freguesia de Navais; Heidemarie Hannemann com a Medalha de Cidadão Poveiro, pelo esforço na promoção e difusão, por todo o mundo, dos Tapetes de Beiriz; e Artur Cardoso Antunes, também com a Medalha de Cidadão Poveiro, responsável pela fundação da Casa do Papel, pelo seu percurso como empresário de sucesso.
No âmbito das comemorações do Dia da Cidade decorrem, a 14 de Junho, às 16h00, na Casa da Juventude, a entrega de prémios relativos aos concursos “Janelas, Varandas e Jardins Floridos”, Praça dos Pintores e ao Concurso Nacional de Fotografia.
O concurso “Janelas, Varandas e Jardins Floridos”, que em 2008 cumpre a 15ª edição, decorre entre 2 e 13 de Junho com a visita do júri aos locais a concurso, com vista a premiar o melhor arranjo de jardinagem. Através deste certame, a Câmara Municipal pretende incentivar os munícipes a cuidar das áreas verdes das suas residências, tornando, assim, a cidade mais apelativa.
Já a Praça dos Pintores, evento organizado pela Associação de Amizade Póvoa de Varzim Cidades Geminadas em conjunto com a autarquia, decorreu entre 10 e 11 de Maio, juntando, num só espaço, participantes provenientes da Póvoa de Varzim, Montgeron e Eschborn, estas duas últimas cidades com as quais a Póvoa de Varzim mantém relações de amizade. Organizado no âmbito do Ano Europeu do Diálogo Intercultural, o concurso teve como tema “Linguagens”. Os prémios serão atribuídos aos vencedores de cada um dos dois escalões que, recorde-se, compreendiam participantes entre os 14 e os 17 anos no Escalão A e participantes entre os 18 e os 27 anos no Escalão B.
Quanto ao Concurso Nacional de Fotografia, organizado pela Casa da Juventude, terminou no passado 19 de Maio e nele puderam participar jovens entre os 15 e os 35 anos, portugueses ou estrangeiros, residentes em Portugal. Serão entregues seis prémios monetários a cada um dos vencedores das categorias Auto-retrato, Fotojornalismo, Grafismo, Paisagem Urbana, Viagens/Férias e Cartaz 2009.

Artigo AnteriorPróximo Artigo