Póvoa de Varzim, Sociedade

Ecocaminhada deu a conhecer riqueza do litoral poveiro – P. Varzim

 

Os cerca de cinco quilómetros que separaram a Praia do Quião, em Aver-o-Mar, e o campo de futebol de Aguçadoura deram azo a uma interessante Ecocaminhada, organizada no âmbito da Semana do Ambiente.
Mais de 20 pessoas participaram nesta actividade que pretendeu despertar a atenção para o litoral poveiro, através da fauna e da flora que ali se encontram. Guiados por José Flores, Arqueólogo Municipal, os participantes observaram as dunas e as plantas dunares, aprendendo que este é um ecossistema frágil, composto por dezenas de espécies botânicas e animais, e cuja capacidade de regeneração é posta em causa pelos maus tratos da acção humana, como a poluição, o pisoteio, o trânsito de veículos ou ainda a extracção de areias.
Os caminhantes viram ainda diversas espécies de aves, como a gaivota, o guincho ou o borrelho, a única espécie de ave que nidifica na nossa costa, nos meses de Verão, e presenciaram ainda  recolha de sargaço, prática antiga mas ainda presente na Póvoa de Varzim. Nas formações rochosas, de granito, observaram as infindáveis formas de vida presentes, como o mexilhão, as lapas, os caramujos, as litorinas, os caranguejos, o polvo, entre muitos outros. Observaram também as algas, verdes e vermelhas, aprendendo que estas últimas eram tradicionalmente apanhadas por mulheres e usadas na indústria farmacêutica e cosmética, conhecendo, ainda hoje, alguma procura.
O bom tempo abrilhantou a Ecocaminhada, que deu a conhecer a beleza e riqueza de uma parte da costa poveira que não está tão sujeita à pressão dos veraneantes. Alertou ainda para a importância da sua protecção, enquanto património natural do concelho.
A programação da Semana do Ambiente, que se estende até 13 de Junho, continua amanhã, 10 de Junho, com as Ecopedaladas, um passeio de BTT dentro do concelho, que dará a conhecer outros aspectos do património ambiental poveiro. Conheça o programa completo da Semana do Ambiente no portal municipal.

Artigo AnteriorPróximo Artigo