Educação, Sociedade, Trofa

Trofa recolheu 11 toneladas de papel e cartão com o concurso “Reciclar é Ganhar” nas escolas do concelho

Nas comemorações de mais uma semana do Ambiente e Protecção Civil, a Câmara Municipal da Trofa entregou os prémios aos vencedores do concurso Reciclar é Ganhar. 

Numa cerimónia, que decorreu no Horto Municipal da Trofa, as escolas vencedores receberam os seus prémios de participação assim como os vencedores que subiram ao pódio para receber os seus prémios. 

Lançado no início do mês de Novembro de 2007, este concurso Reciclar é Ganhar procurou incentivar os alunos dos vários estabelecimentos de ensino a separar o papel / cartão diariamente, separar correctamente todos os resíduos, procurando promover, simultaneamente, a consciência ambiental e sensibilizar para a preservação da natureza. 

Este desafio, que teve a duração de seis meses, conseguiu recolher 11 toneladas de papel e cartão junto das treze escolas do concelho que participaram neste concurso. No primeiro bimestre esta iniciativa acumulou 6823 toneladas e o segundo bimestre contou com um total de 4195 toneladas. A escola premiada no primeiro bimestre com um total de 1485 toneladas de papel e cartão, foi o Infantário das Irmãs Reparadoras do Coração de Jesus, enquanto que a vencedora do 2º bimestre foi o Centro de Apoio Social de Santiago de Bougado com a recolha de 922 toneladas de papel separado. Estas escolas receberam um vale em livros no valor de 150 euros. A grande vencedora da edição do concurso Reciclar é Ganhar 2008 foi o Infantário das Irmãs Reparadoras do Coração de Jesus com um total de 2154 toneladas de papel e cartão, cerca de 44 kg por aluno. O prémio para a grande vencedora foi uma visita de estudo à Quinta de Santo Inácio. As restantes escolas participantes receberam um jogo multimedia “Ecotoons” como prémio de participação. 

Depois do sucesso deste ano, com o material recolhido, a Câmara Municipal da Trofa promete voltar a lançar, no próximo ano, este desafio aos estabelecimentos de ensino do concelho porque Reciclar é Ganhar. 

Artigo AnteriorPróximo Artigo