Cultura, Santa Maria da Feira

Ciclo de cinema sobre violência doméstica – Sta. Maria da Feira

Chama-se ciclo de cinema “SensibilizAR-TE para a violência doméstica” e vai levar o filme “Dou-te os meus olhos”, de Icíar Bollain, a diferentes freguesias do concelho de Santa Maria da Feira durante o mês de Junho. A iniciativa é do Espaço Trevo, estrutura de apoio às vítimas de violência doméstica e agressores. Aberto a toda a comunidade, este ciclo de cinema tem como grande objectivo sensibilizar a população para a problemática da violência doméstica e, simultaneamente, divulgar os serviços de apoio a vítimas existentes no Concelho.  

Numa primeira fase, o filme será exibido em três freguesias: no dia 13 de Junho, na sede da Junta de Freguesia de Romariz; a 20 de Junho, no Centro Social Dr. Crispim Borges Castro, em Milheirós de Poiares; e, a 27 de Junho, na sede da Junta de Freguesia do Vale. Todas as sessões começam às 21h00 e têm entrada livre. 

No fim de cada uma das sessões, um técnico do Espaço Trevo vai promover um espaço de debate, onde será discutida a problemática da violência doméstica. O objectivo é demonstrar que a violência conjugal, a violência sobre as crianças e o abuso dos pais, irmãos ou outros familiares devem ser vistos como conceitos diversificados, que necessitam de diferentes formas de acompanhamento.  

O filme

“Dou-te os meus olhos”, de Icíar Bollain, é um filme sobre a violência doméstica. Retrata a história de uma mulher, Pilar, que numa noite de Inverno foge de casa. Consigo, leva somente o filho e umas quantas coisas. Pilar sabe que o marido vai procurá-la. Ela é tudo para ele, é o seu sol. E ele diz que foi ela que lhe deu os seus olhos. Ao longo do filme, as personagens vão reescrevendo este livro de família no qual está escrito quem é quem e quem deve fazer o quê, mas onde também todos os conceitos estão errados – onde diz lar lê-se inferno, onde diz amor lê-se dor e quem promete protecção só oferece terror. 

Espaço Trevo

O Espaço Trevo contempla um serviço de atendimento, apoio e acompanhamento social, psicológico e jurídico, tendo em conta a dimensão dos problemas apresentados. A este espaço de apoio a vítimas e agressores chegam situações encaminhadas por diversos técnicos e instituições de intervenção social, saúde e segurança pública, ou por iniciativa da própria vítima ou agressor.  

O Espaço Trevo constitui-se como uma resposta do projecto Direitos & Desafios II, co-financiado pelo PROGRIDE (Programa para a Inclusão e Desenvolvimento) do Instituto da Segurança Social, promovido pela Câmara Municipal de Santa Maria da Feira e executado pela Associação pelo Prazer de Viver, tendo como parceiros a Associação de Alcoólicos Recuperados do Concelho de Santa Maria da Feira, PSP da Feira, Comissão de Protecção de Crianças e Jovens, Direcção Geral de Reinserção Social, Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género e GNR de S. João da Madeira. 
 

Artigo AnteriorPróximo Artigo