Cultura, Póvoa de Varzim

Homens que foram ao bacalhau lembrados no Dia do Pescador – P. Varzim

Na passada sexta-feira, o Dia do Pescador foi celebrado na nossa cidade recordando todos aqueles que foram ao bacalhau na sessão de lançamento do livro Portugal no Mar – Homens que foram ao bacalhau, uma coordenação de Álvaro Garrido que lhe atribui como autor material o Museu Marítimo de Ílhavo, do qual é director.
“Dando continuidade a um esforço de pluralização das memórias da “grande pesca” no sentido de as tornar menos reprodutoras no plano social e mais abertas do ponto de vista cultural, o Museu Marítimo de Ílhavo tem construído diversos projectos no propósito de inscrever na memória pública rostos e nomes desta extraordinária aventura humana” referiu Álvaro Garrido acrescentando que o presente livro álbum pretende dar uma expressão territorial e aberta, visível e esteticamente exaltante, às memórias da pesca do bacalhau.
O Director do Museu Marítimo de Ílhavo revelou que entre 1935 e 1974, ao todo, foram cerca de vinte mil os pescadores que se matricularam na pesca do bacalhau e foi através das suas fichas de inscrição que se tornou possível a sistematização da memória, base para a criação da Caixa de Memória criada com todos estes rostos e nomes que já esteve em exposição em diversas localidades e foi o ponto de partida para a edição deste livro. Álvaro Garrido lembrou ainda Santos Graça, que escreveu que a pesca do bacalhau era “áspera, dura, tremenda, quase heróica”, uma verdadeira “epopeia dos humildes”.
Estiveram presentes na apresentação do livro alguns pescadores da Póvoa de Varzim e Vila do Conde que deram o seu testemunho e recordaram momentos passados na mar quando partiam para a pesca do bacalhau. “São histórias vivas, carregadas de sentimento, histórias de heróis deste país que foram para o mar, conquistaram-no”, afirmou Luís Diamantino, Vereador do Pelouro da Cultura, que definiu a obra como o “bilhete de identidade de todos nós que temos uma ligação íntima com o mar, daí a participação da Câmara Municipal na sua edição”.
Portugal no Mar – Homens que foram ao bacalhau é uma publicação da Editora Campo das Letras e do Museu Marítimo de Ílhavo/Câmara Municipal de Ílhavo e conta com o apoio editorial de diversas autarquias, nomeadamente, da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim.

Artigo AnteriorPróximo Artigo