Economia, Oliveira de Azeméis

Lactogal envolvida em projecto para transformar soro do leite em alimento probiótico – Oliveira de Azeméis

A Lactogal – liderada pelo empresário Casimiro de Almeida, de Oliveira de Azeméis – é uma das quatro empresas de Portugal e da Argentina parceiras num projecto que pretende transformar soro do leite em alimento probiótico.
O novo produto será obtido através da fermentação do soro da indústria do queijo com bactérias do ácido lácteo, segundo Andrea Gómez-Zavaglia, coordenadora geral do projecto e investigadora do Laboratório de Crioespectroscopia e Biosespectroscopia Moleculares do Centro de Química da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.

A iniciativa – a decorrer ao longo de quatro anos – envolve cerca de 60 cientistas de seis países, integrados na «Novel-Probio», uma rede de cooperação científica e tecnológica financiada pelo CYTED (Programa Iberoamericano de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento).

Para Andrea Gómez-Zavaglia, “será possível aproveitar um efluente altamente poluente como é o lactosoro – e cujo tratamento como efluente industrial é caro – num produto alimentar de maior valor acrescido com características benéficas tanto para a saúde humana como para a saúde animal”.

O lactosoro é utilizado em vários países em subprodutos para a alimentação humana, mas noutros é rejeitado para o meio ambiente, sendo tratado como efluente, de acordo com a investigadora.

Após o trabalho de investigação, a ideia é que o novo probiótico (alimento considerado funcional, que exerce efeitos benéficos para a saúde) seja comercializado em diversos países.

O projecto conta com cientistas de Espanha, Portugal, Argentina, Chile, México, Brasil e Colômbia, além de quatro empresas de Portugal e da Argentina.

O CYTED está formalmente incluído, desde 1995, entre os programas de cooperação dependentes das reuniões de Chefes de Estado e de Governo da Comunidade Ibero-Americana das Nações.

O programa visa «contribuir para o desenvolvimento harmónico e sustentável da região Ibero-Americana através da cooperação em ciência, tecnologia e inovação entre os organismos nacionais de ciência e tecnologia, os organismos de fomento da inovação, os grupos de investigação, universidades, centros de I&D e empresas pertencentes aos diferentes países desse espaço».

O CYTED destina-se ainda a servir de nexo para a cooperação inter-regional em ciência e tecnologia entre a União Europeia e a América Latina.

A Lactogal é uma empresa agro-alimentar portuguesa especializada em lacticínios e seus derivados, sendo líder no sector em Portugal.

Esta empresa foi constituída em 1996 pela fusão da AGROS (União das Cooperativas de Produtores de Leite de Entre Douro e Minho e Trás-os-Montes), LACTICOOP (União das Cooperativas de Produtores de Leite entre Douro e Mondego) e PROLEITE/MIMOSA.

Artigo AnteriorPróximo Artigo