Cultura, Santo Tirso

XXI Feira do Livro de Santo Tirso

Foi inaugurada no dia 30 de Maio, a XXI Feira do Livro de Santo Tirso. Promovido pela Câmara Municipal de Santo Tirso este evento – que pretende chamar a atenção para livros e leitores e que inclui homenagens a poetas, lançamento de livros e muita música – prolonga-se até ao dia 7 de Junho e está patente ao público no átrio do edifício dos Paços do Concelho.  

O certame arrancou na passada sexta-feira com a abertura da exposição “vinte e um poetas” da autoria do artista plástico tirsense Avelino Leite. Às 21h30 foi apresentado o Livro “Entre quem é! Tradições de Trás-os-Montes e Alto Douro no diário de Miguel Torga” de Maria da Assunção Anes Morais. Natural de Chaves, Maria da Assunção Anes Morais justifica o amor à terra e ao que de mais genuíno se pode encontrar nessas paragens. Licenciou-se em Humanidades na Faculdade de Filosofia de Braga – Universidade Católica Portuguesa. Estagiou na Escola Secundária/3 Sá de Miranda, em Braga, e tornou-se Professora de Português e de Latim. A paixão pela língua portuguesa e pela literatura leva-a a matricular-se no Mestrado em Ensino da Língua e Literatura Portuguesas, na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, que concluiu com uma dissertação no estudo da obra de Miguel Torga e das tradições da sua região. Actualmente é Professora de Português e de Latim na Escola Secundária de Vila Pouca de Aguiar. É sócia do Grupo Cultural Aquae Flaviae (Chaves) e membro da Direcção do Círculo Cultural Miguel Torga (S. Martinho de Anta). Publicou artigos de carácter académico sobre a obra torguiana e sobre lendas, sendo este o seu primeiro trabalho editorial de largo espectro, que já alcançou o respeito de vários especialistas e academias portuguesas. Participou activamente nas Comemorações do Centenário do Nascimento de Miguel Torga. 

Como já foi dito a XXI Feira do Livro de Santo Tirso prolonga-se até ao dia 7 de Junho e funciona de segunda a quinta-feira das 9 às 19 horas, à sexta-feira das 9 às 23 horas, aos sábados das 15 às 23 horas e ao domingo das 15 às 19 horas.

O programa é o seguinte: 

Dia 3 de Junho 

18h30 – Apresentação do livro: “Santo Tirso – no murmurar das águas…Terras de S. Rosendo”da autoria de Maria José Meireles – Salão Nobre da Câmara Municipal 
 

Dias 5 e 6 de Junho 

10h00 e 14h30 – Apresentação do livro: “Santo Tirso – no murmurar das águas…Terras de S. Rosendo” da autoria de Maria José Meireles para os alunos do 2º e 3º Ciclos – Parque D. Maria II.

No local, para além da presença da autora do livro, será apresentada também uma peça de teatro sobre a temática do livro numa adaptação do grupo de teatro tirsense “os quatro ventos”. 
 

Dia 6 de Junho

21h00Duo Polifonia  (Música) – Átrio da Câmara Municipal 
 

Dia 7 de Junho

21h00 – Apresentação dos livros: Colecção “Em Fila” e Pela Rua do Sonho (romance) de Adélia Alves Pires Gamboa 
 
 

Artigo AnteriorPróximo Artigo