Póvoa de Varzim, Sociedade

Câmara inaugura serviços de apoio ao consumidor e ao empresário – P. Varzim

        Abriram hoje ao público o Gabinete de Promoção ao Investimento – investemais e o Centro de Informação Autárquico ao Consumidor – ciac, dois novos serviços de apoio ao cidadão, da Câmara Municipal, que foram formalmente inaugurados na passada sexta-feira, na presença do Secretário de Estado do Comércio, Serviços e Defesa do Consumidor.
       Na cerimónia, que decorreu no salão nobre, a autarquia assinou com a Direcção Geral do Consumidor o protocolo de cooperação entre as duas entidades para a criação e funcionamento do ciac e assinalou-se a abertura formal dos dois novos serviços, que partilham instalações no piso térreo da Câmara Municipal, ao lado da Tesouraria, com acesso pelo exterior.
              Para o Presidente da Câmara, presente na cerimónia, a criação do ciac e do investemeais representam a aposta da autarquia na criação e na melhoria dos serviços ao cidadão. Para José Macedo Vieira, a “proximidade é e deve ser a marca do poder local”, sendo óbvias as vantagens da descentralização e da articulação de esforços com a administração central para fazer chegar aos cidadãos os serviços de que necessitam.
               O Secretário de Estado do Comércio, Serviços e Defesa do Consumidor corroborou esta ideia, lamentando, no entanto, que, em todo o país só meia centena de autarquias tenham aderido à criação de centros de apoio ao consumidor, como o que agora existe na Póvoa. Para Fernando Serrasqueiro, a iniciativa da Câmara Municipal representa “uma nova visão da autarquia na defesa dos seus munícipes”.
                O ciac fará a mediação de conflitos de consumo que ocorram na área do município e em que esteja envolvido um seu residente, para além de prestar toda a informação necessária sobre direitos e defesa do consumidor. Quanto ao investemais,  tem como missão dar apoio aos agentes da economia local, numa óptica de desenvolvimento e qualificação económica. Isto significa que a autarquia irá colaborar com as empresas locais, prestando informação sobre legislação, formalidades, apoios e contactos a estabelecer com diversas entidades públicas e privadas, representativas dos diversos sectores de actividade
          Estes dois novos serviços, que se caracterizam pelo atendimento personalizado e pela celeridade nas respostas, estão a funcionar, a partir de hoje, das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30.

Artigo AnteriorPróximo Artigo