Santo Tirso, Sociedade

“Associativismo Cultural e Recreativo: novos desafios” reúne associações de Santo Tirso

Promovido pela Câmara Municipal de Santo Tirso – e por forma a assinalar o Dia Nacional das Colectividades que foi instituído oficialmente pela Lei nº 34/2003 de 22 de Agosto – decorre hoje, a partir das 14 horas, no auditório da Biblioteca Municipal, o Encontro “Associativismo Cultural e Recreativo: Novos Desafios”. 

Reconhecendo a importância do movimento associativo como promotor do desenvolvimento e coesão social municipal, o encontro vai permitir: 

– Reflectir sobre a importância das associações culturais na sociedade contemporânea, enquanto agentes de transmissão de identidade cultural e transformação social. 

– Incentivar a uma maior cooperação entre as associações e os órgãos de poder local na dinamização de actividades culturais e lúdicas que vão ao encontro das necessidades actuais das populações. 

– Fomentar o diálogo e a troca de experiências entre as diferentes associações.

Programa: 

14h00 – Recepção dos convidados 

14h30 – Sessão de Abertura – Presidente da Câmara Municipal Santo Tirso 

15h00 – Apoios do Ministério da Cultura aos Agentes Culturais do Norte – Dr. João Luís Sequeira (Direcção Regional da Cultura do Norte) 

15h30 – Finalidades de um grupo de Folclore – Sr. António Teixeira Faria – Vice-Presidente da Federação do Folclore Português 

16h00 – Pausa para Café 

16h30 – O Associativismo e o desenvolvimento Local – Dr. Vitor Mendes (Membro do Conselho Nacional da Confederação das Colectividades de Cultura, Recreio e Desporto) 

17h00 – Os aspectos essenciais do novo regime jurídico de constituição das associações, instituído pela Lei n.º 40/2007, de 24 de Agosto – Dr. Paulo Faria (Câmara Municipal de Santo Tirso) 

17h30 – Debate 

18h00 – Sessão de Encerramento  

Artigo AnteriorPróximo Artigo