Santo Tirso, Sociedade

Santo Tirso: dia municipal do bombeiro

Numa iniciativa patrocinada pela Câmara Municipal de Santo Tirso e organizada pela Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila das Aves (devidamente mandatada pelas outras duas corporações para organizar a edição deste ano) decorrem no próximo sábado, dia 31 de Maio, a partir das 16 horas, as comemorações do Dia Municipal do Bombeiro.

Programa

16h00 – Cerimónia de Recepção e Cumprimentos às Entidades Convidadas

16h30 – Sessão Solene no quartel da AHBV Vila das Aves (com entrega de medalhas)

18h00 – Desfile Apeado e Motorizado – do quartel até ao estádio do CD Aves

21h00 – Espectáculo de Variedades no estádio do CD Aves

Tal como vem sendo habitual, a Câmara Municipal de Santo Tirso deliberou na última reunião de executivo atribuir subsídios às associações de bombeiros do concelho, num total que ronda os 83 mil euros. A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Tirsenses (AMARELOS), a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Santo Tirso (VERMELHOS) e a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila das Aves viram assim reforçado o apoio do executivo que demonstra estar atento às dificuldades das associações.  

Na deliberação da autarquia pode-se ler: “os fins benemerentes e humanitários prosseguidos pelas associações de bombeiros voluntários justificam que por parte do município lhes seja dado todo o apoio em ordem a dotá-las dos meios indispensáveis à consecução dos objectivos altruístas para que foram criadas”. A autarquia fundamenta ainda o seu apoio, afirmando que as respectivas Direcções são merecedoras da confiança da Câmara Municipal de Santo Tirso, pois sempre souberam honrar os fins das associações que dirigem, prestando relevantes serviços à comunidade e actuando de forma a dignificar a função social do bombeiro. 

Numa outra deliberação a Edilidade Tirsense decidiu atribuir a vários dirigentes e activos dos bombeiros do concelho – respeitando o disposto no nº 9 do artigo 4º do Regulamento de Concessão de Regalias aos Bombeiros do Município de Santo Tirso – duas Medalhas de Serviços Distintos e seis Medalhas de Mérito e Dedicação (três grau prata, por 25 anos de serviço e três grau bronze por 15 anos de serviço). 

Os bombeiros distinguidos são: 

A) MEDALHAS DE SERVIÇOS DISTINTOS: 

– Firmino da Cunha Neto, Segundo Comandante da AHBV de Santo Tirso

– Amadeu Araújo da Silva, adjunto e comandante em exercício da AHBV Tirsenses 

B) MEDALHAS DE MÉRITO E DEDICAÇÃO: 

     1. GRAU PRATA (25 ANOS DE SERVIÇO EFECTIVO):

     – Amadeu Araújo da Silva, adjunto e comandante em exercício da AHBV Tirsenses

     – José Maria Costa Araújo, Chefe da AHBV de Vila das Aves

     – Armando Torres Martins, Chefe da AHBV de Vila das Aves 

     2. GRAU BRONZE (15 ANOS DE SERVIÇO EFECTIVO):

     – Jaime Carvalho Marques, bombeiro de 3ª Classe da AHBV Tirsenses

     – Manuel Martins Ferreira, bombeiro de 3ª Classe da AHBV Vila das Aves

     – Joaquim Fernandes da Costa, bombeiro de 3ª Classe da AHBV de Vila das Aves 

Artigo AnteriorPróximo Artigo