Arouca, Sociedade

Quatro lunetas de miradouro roubadas na serra da Freita – Arouca

A Câmara Municipal de Arouca colocou, há cerca de um ano, cinco lunetas de miradouro na Serra da Freita, que permitiam aos visitantes desfrutar de belíssimas paisagens. A autarquia detectou agora o furto de quatro desses objectos, serrados pelo pé, num acto de vandalismo claramente premeditado.
 
É com profunda tristeza que a Câmara Municipal detecta este tipo de situações de vandalismo. Estes objectos foram cortados pelo pé com uma máquina de corte, com a única finalidade de os roubar. Num local sem qualquer acesso a electricidade, só pode tratar-se de um acto premeditado de vandalismo.
 
A colocação destes cinco pontos de miradouro constituiu um investimento global de cerca 19 300 euros, comparticipado pelo programa Operação Norte. Este acto de vandalismo redundou, assim, num prejuízo de mais de 15 mil euros.
 
Estas lunetas permitiam uma vista privilegiada da paisagem, numa serra que faz parte da Rede Natura 2000, e que é um dos espaços privilegiados da Área Metropolitana do Porto e mesmo do país. Não é um espaço dos arouquenses, é de todos, e não merecia estes “actos de amor”.
 
Já no passado a autarquia viu outros espaços da Serra vandalizados, nomeadamente com o roubo de mesas de granito.
 
O caso será agora exposto à GNR, para que seja investigado.

Artigo AnteriorPróximo Artigo