Educação, Santa Maria da Feira

Crianças visitam Assembleia da República – Sta. Maria da Feira

No âmbito do projecto educativo “Assembleia de Crianças”, a Câmara Municipal de Santa Maria da Feira está a promover visitas guiadas à Assembleia da República para alunos do 3º ano das escolas EB 1 do Concelho. Para além de conhecerem os vários espaços do Palácio de S. Bento, os pequenos autarcas têm a oportunidade de discursar na Sala do Senado. Nos dias 4 e 5 de Junho realizam-se as últimas deslocações a Lisboa. 

Para o vereador do Pelouro da Educação da Autarquia, Amadeu Albergaria, “é importante que os nossos alunos conheçam a Assembleia da República, órgão máximo de participação democrática do nosso país, aprofundando, assim, os conhecimentos adquiridos ao longo do projecto ‘Assembleia de Crianças’ e fortalecendo a sua educação para a cidadania”. 

As visitas à Assembleia da República constituem uma das etapas do projecto educativo “Assembleia de Crianças”, promovido pelo Centro de Recursos Educativos Municipal (CREM), que proporciona às crianças a oportunidade de contactarem com os problemas das suas freguesias, contribuindo para a sua formação como cidadãos atentos, activos e participativos. Permite ainda que comecem a perceber os mecanismos de funcionamento da democracia, valorizando a partilha e os valores de cidadania. 

No decurso desta visita à Assembleia da República, as crianças assistem à sessão plenária no mesmo espaço onde os deputados se reúnem para discutir e aprovar as leis do país. A visita inclui ainda uma passagem pelo Salão Nobre, onde são recebidas as visitas mais importantes do Parlamento. De seguida, visitam a Sala do Senado, onde se realizam colóquios, conferências e sessões do Parlamento para jovens. É aqui que os pequenos autarcas tomam os lugares dos políticos, colocam dúvidas e discursam. A visita termina no jardim da Assembleia da República. 

Últimas visitas em Junho

Já participaram nesta iniciativa as escolas EB1 de Vilares (Canedo), Presinha (Vila Maior), Igreja (Lobão), Viso (Guisande), Vila Seca (Louredo) e Póvoa (Vale), EB1 Bairro (Arrifana), Pigeiros, Igreja (Romariz), Santo António (Escapães), Igreja (Milheirós), EB1 Mieiro (Travanca), Igreja (Espargo), Nº1 Feira, Valrico (Souto) e Arraial (Sanguedo). 

Nos dias 4 e 5 de Junho a visita destina-se às escolas EB1 Caldelas (Caldas de S. Jorge), Avenida (Fiães), Souto Redondo (S.João de Ver), Igreja (Lourosa), Aldeia (Sanfins), S. Domingos (Argoncilhe), Souto (Nogueira da Regedoura), Igreja (S. Paio de Oleiros) e Sobral (Mozelos). No total, esta iniciativa abrange cerca de meio milhar de crianças. 
 

Artigo AnteriorPróximo Artigo