Santa Maria da Feira, Sociedade

“Fórum Associativismo” promove ciclo de conferências e workshops no concelho – Sta. Maria da Feira

A Câmara Municipal de Santa Maria da Feira e a Federação das Colectividades de Cultura e Recreio do Concelho promovem, de 31 de Maio a 28 de Junho, a primeira edição do “Fórum Associativismo”. Trata-se de um espaço aberto à cidadania, participação e formação do movimento associativo de Santa Maria da Feira, através da realização de conferências, workshops, actividades de extensão cultural e parcerias.  

A primeira conferência realiza-se já no próximo sábado, dia 31 de Maio, pelas 15h00, na Biblioteca Municipal de Santa Maria da Feira. Os sociólogos Sandra Coelho, da Universidade do Porto, e Pablo Montero Souto, da Universidade de Santiago de Compostela, ambos investigadores com trabalhos académicos na área do associativismo e da cidadania, vão debater “O movimento associativo em Portugal e na Galiza”. Com este encontro pretende-se uma abordagem e reflexão sobre os caminhos actuais do associativismo, novas experiências e outras realidades associativas, como são as associações de pais e de moradores, ou ainda grupos informais de cidadãos.  

Workshops e Festa do Associativismo

De 6 a 27 de Junho serão realizados seis workshops sobre diversos temas relacionados com o associativismo. O primeiro será sobre o “Plano Estratégico do Desporto – Santa Maria da Feira 2009-2013”; o segundo terá como tema “Organização de Associações” e o terceiro sobre “Elaboração e Gestão de Projectos Associativos”. Seguem-se os workshops  “Marketing para as Associações”, “Voluntários nas Associações” e “Novas Realidades Associativas – Associativismo Parental”. Estes workshops, com inscrição prévia e limitados a 20 participantes cada, vão realizar-se em espaços associativos ou públicos de várias freguesias do concelho.  

Ainda no âmbito deste “Fórum Associativismo” será realizada, a 28 de Junho, uma actividade de extensão cultural intitulada “Festa do Associativismo”. Organizada pela Federação das Colectividades de Cultura e Recreio do Concelho, com o apoio técnico e logístico da Câmara Municipal, esta actividade vai contar com a participação directa das associações locais, nas áreas do teatro, música, folclore, entre outras. 

Encerramento e Carta de Princípios

Agendada para 28 de Junho está também uma conferência/debate sobre “A realidade associativa no concelho de Santa Maria da Feira”. Esta conferência vai encerrar o ciclo de actividades deste Fórum, contando com intervenções do vereador da Educação, Cultura, Desporto e Juventude da Câmara Municipal, Amadeu Albergaria, e de Joaquim Tavares, presidente da Federação das Colectividades do Concelho. Neste encontro serão ainda apresentadas algumas conclusões sobre o “Fórum Associativismo” e elaborada uma Carta de Princípios entre o movimento associativo concelhio e a Câmara Municipal.  

Ao propor estas actividades, o “Fórum Associativismo” pretende ser um espaço aberto à participação de todos os cidadãos e agentes associativos, provenientes de associações culturais, recreativas, desportivas e juvenis, assim como associações de estudantes, associações de pais ou outras associações de desenvolvimento sócio-cultural, na discussão de temáticas relacionadas com o associativismo. 

Artigo AnteriorPróximo Artigo