Cultura, Póvoa de Varzim

Quem nunca escreveu a lápis? – apresentação do novo livro de Rosa Guedes, a 31 de Maio – P.Varzim

Quem nunca escreveu a lápis? É esta a pergunta que dá nome ao livro de Rosa Guedes, lançado no próximo dia 31, às 16h00, no Diana Bar.
Sobre o livro, a autora escreve que “O lápis é essencial no meu dia-a-dia. Ainda que, actualmente, não esteja muito em voga, continuo a utilizar o lápis: sublinho no livro as frases que pretendo registar na alma. Também é um bom delator da insegurança seja do texto, da grafia ou do desenho, pois, facilmente, posso corrigir sem deixar rasto da incerteza ou indecisão ou até da alteração do pensamento. Gosto imenso de afiar os lápis de cor, de sentir o cheiro da madeira e do graffiti soltos nos leques de lápis, suspensos no afia prateado Lus. E, de seguida, colocá-los num copo transparente com os bicos afiadíssimos, virados para cima. Assim, arrumadinhos e prontos a dar asas à minha imaginação.”
Rosa Guedes é já uma autora conhecida entre os poveiros pois lançou na Póvoa, em Outubro do ano passado, o livro Clara toma chá com a consciência.
Natural de uma pacata aldeia do distrito de Viseu, Rosa Guedes fez o seu percurso escolar e académico em Coimbra, onde viveu até 1986. Actualmente, reside na Póvoa de Varzim. Além de leccionar Português e Francês no ensino secundário, já publicou livros de apoio à análise de obras francesas para esse nível de ensino, bem como traduções de textos literários franceses e espanhóis. Interessa-se também pela dinamização de bibliotecas escolares e pelo estudo comparativo dos sistemas educativos e de ensino europeus e nipónicos, tema a propósito do qual já organizou, com reconhecido entusiasmo e profissionalismo, seminários, congressos e jornadas.

Artigo AnteriorPróximo Artigo