Desporto, Santa Maria da Feira

Regata de barcos solares no Visionarium – Sta. Maria da Feira

A segunda regata de barcos solares no lago dos jardins do Visionarium (Centro de Ciência do Europarque) – a realizar esta quinta-feira conta – com 40 escolas inscritas, anunciou a organização.

Destinada aos alunos do ensino básico e secundário/profissional, a prova pretende ser “um incentivo à realização de actividades experimentais relativamente simples e pouco dispendiosas e desenvolver o gosto pela investigação, pela tecnologia e pela utilização de energias renováveis”.

Tal como na edição anterior, o objectivo será fazer um circuito de corridas, a nível nacional, promovendo “o espírito criativo e competitivo dos jovens, através da realização de pequenos projectos/trabalhos científicos”.

As equipas vencedoras de cada escalão – no Troféu de Design e Construção e no Troféu de Performance em Corrida – recebem prémios.

“Até podia ser denominada de “Cutty Sark em miniatura”, a regata que o Visionarium e a Ancorensis – Cooperativa de Ensino estão a promover. A diferença é que neste caso os barcos são movidos a energia solar”, referem os promotores.

“A construção de barcos solares é um excelente meio para que os alunos apliquem na prática os seus conhecimentos teóricos, desenvolvendo simultaneamente a sua capacidade criativa, a persistência, a organização e o trabalho de equipa”, acrescentam.

A II Regata de Barcos Solares disputa-se entre as 14:00 e as 17:00 na pista aquática montada nos jardins do Visionarium.

Até à véspera da competição, as equipas podem – caso pretendam – testar os seus modelos no local da prova.

Também na quinta-feira realiza-se no Visionarium a palestra “Energias Renováveis e Alterações Climáticas”, inserida no “Projecto das Microalgas ao Biodiesel”, que está a ser desenvolvido durante o ano lectivo de 2007/2008 em escolas de Santa Maria da Feira.

Artigo AnteriorPróximo Artigo