Arouca, Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Oliveira de Azeméis, Porto, Póvoa de Varzim, S. João da Madeira, Santa Maria da Feira, Santo Tirso, Sociedade, Tecnologia, Trofa, Vale de Cambra, Valongo, Vila do Conde, Vila Nova de Gaia

“Energia sobre Rodas” divulga energias renováveis em carrinha movida a biodiesel

De 26 a 29 de Maio, uma carrinha do projecto “Net sobre Rodas” irá deslocar-se a biodiesel, no âmbito de um conjunto de actividades que pretendem chamar a atenção para a importância das energias renováveis. A iniciativa intitula-se “Energia sobre Rodas” e prevê ainda a difusão de diversos conteúdos online relacionados com energia, o acompanhamento técnico na utilização de um simulador para escolha dos melhores tarifários de electricidade e a exposição de equipamentos como um painel solar fotovoltaico, um colector solar térmico, uma caldeira de biomassa e uma turbina micro-eólica.

O projecto “Energia sobre Rodas” resulta de uma parceria entre o programa EDV Digital e a EDV Energia – Agência de Energia do Entre Douro e Vouga, envolvendo também a produtora “Prio Advanced Fuels” (subholding do Grupo Martifer para a área dos biocombustíveis) e as empresas Martifer Solar (especializada na energia fotovoltaica) e “Energias do Universo” (que, a partir de S. João da Madeira, disponibiliza soluções em energias renováveis).

Sempre no horário entre as 09:30 e as 13:00, o projecto arranca no dia 26 em Oliveira de Azeméis, onde a população poderá avaliar as suas facturas de electricidade junto à Câmara Municipal e aceder a publicações como a brochura “Poupe Energia” e a segunda edição do “Guia da Eficiência Energética na Habitação”. No dia seguinte, a carrinha desloca-se para S. João da Madeira, a 28 de Maio segue para Santa Maria da Feira e no dia 29 estará em Vale de Cambra. Os interessados poderão encontrá-la sempre nas imediações das câmaras municipais.

Isabel Bastos, coordenadora do projecto “Net sobre Rodas”, considera que a iniciativa é “mais uma forma interessante de dinamizar as tecnologias de informação e comunicação junto da comunidade, facilitando o acesso à vasta informação disponível na Internet sobre boas práticas de utilização de energia”.

Pedro Santos, director da EDV Energia, partilha da mesma perspectiva, e, nesse contexto, destaca a colaboração que a agência tem mantido com o portal regional, onde quinzenalmente divulga “conselhos para o dia-a-dia das pessoas, de forma a pouparem energia e água, e a adoptarem boas práticas em matéria de gestão de resíduos”. O mesmo espírito de sensibilização motiva a rubrica que a EDV Energia dinamiza a cada 15 dias nos jornais “Correio de Azeméis”, “Terras da Feira”, “O Regional” e “Voz de Cambra”.

Para Pedro Santos, o projecto “Energia sobre Rodas” constituiu também “uma excelente forma da agência comemorar o seu quinto aniversário”, com medidas concretas que beneficiam o cidadão particular: “Teremos uma técnica disponível para prestar todos os esclarecimentos e ajudar os visitantes da carrinha a fazerem uma simulação na internet que lhes permita identificar o melhor tarifário. Poderão também fazer simulações sobre o investimento que necessitam fazer nas suas casas para instalarem equipamentos de energias renováveis”.

Artigo AnteriorPróximo Artigo