Cultura, Póvoa de Varzim

Biblioteca Municipal assinala Dia do Pescador – P. Varzim

A 31 de Maio comemora-se o Dia do Pescador, efeméride que a Biblioteca Municipal assinala com iniciativas que visam sensibilizar a comunidade para os problemas e desafios inerentes à arte da pesca e de toda a actividade marítima.
Sexta-feira, 30, às 21h30, será apresentado, no Diana Bar, o livro Portugal no Mar – Homens que foram ao bacalhau coordenado por Álvaro Garrido, Director do Museu Marítimo de Ílhavo.
A obra trata de uma saga fascinante que, de certo modo, simboliza o crepúsculo do “Portugal marítimo” – real ou imaginário. O presente livro álbum pretende dar uma expressão territorial e aberta, visível e esteticamente exaltante, às memórias da pesca do bacalhau. Trata-se de uma publicação da Editora Campo das Letras e do Museu Marítimo de Ílhavo/Câmara Municipal de Ílhavo e conta com o apoio editorial de diversas autarquias, nomeadamente, da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim.
No mesmo dia, às 14h30, os mais novos terão oportunidade de conhecer melhor a vida de pescador num ateliê “Ser Pescador ontem, hoje e amanhã”, às 14h30, na Sala Infanto Juvenil da Biblioteca Municipal. O Serviço Educativo da Biblioteca organiza um encontro com José do Amaral, pescador e formador da Forpescas, que irá falar da sua experiência profissional e das artes da pesca.

Artigo AnteriorPróximo Artigo