Cultura, Desporto, Santo Tirso, Sociedade

Fim de semana em cheio em Santo Tirso

1 – rali “santo Thyrso conVida” na estrada 2- festival de guitarra, concerto com Ricardo Moyano 3 – semana da acção social  

Rali “Santo Thyrso conVida”

nas estradas do concelho já amanhã 

O Rallye “Santo Tirso conVida” realiza-se amanhã, dia 24 de Maio. Organizado pelo Futebol Clube do Porto – Desportos Motorizados e patrocinado pela Câmara Municipal de Santo Tirso o rali conta para o Troféu Regional de Ralis – Douro. 

O piloto de Santo Tirso, Armindo Araújo – tetracampeão nacional de ralis -, vai abrir o Rallye Santo Tirso convida, pilotando o “carro zero”. A seu lado, estará como navegador o presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Castro Fernandes.  

O sinal de partida será dado às 10h30, na Praça do Município, onde os participantes deverão regressar cerca das 15 horas, depois de terem percorrido um total de 125, 97 kms, atravessando uma dezena de freguesias do concelho. 

As provas de classificação (especiais) são seis – num total de 37, 14 kms – referentes às seguintes cinco especiais: 

Monte de Nª Sª da Assunção 1 (1ª prova de classificação, na distância de 5, 21 kms) – 10h55

Mourinha-Hortal 1 (2ª prova de classificação, na distância de 8, 35 kms) – 11h25

Serra-Vale Pisão 1 (3ª prova de classificação, na distância de 5, 01 Kms) – 11h53 

Monte de Nª Sª da Assunção 2 (4ª prova de classificação, na distância de 5, 21 kms) – 13h00

Mourinha-Hortal 2 (5ª prova de classificação, na distância de 8, 35 kms) – 13h30

Serra-Vale Pisão 1 (6ª prova de classificação, na distância de 5, 01 Kms) – 13h58 

Ricardo Moyano

Da Argentina para Santo Tirso  

O XV Festival Internacional de Guitarra de Santo Tirso continua a encher de música e talento o concelho. No dia 24 de Maio, sábado, o improviso do argentino Ricardo Moyano sobe ao palco pelas 21h30, no Auditório da Biblioteca Municipal. Depois do Quarteto de Guitarras de Los Angeles e de Marco Meloni, o espectáculo fica a cargo Ricardo Moyano que nos traz a música das Caraíbas. 

Ricardo Moyano nasceu em La Rioja, Argentina, e iniciou os seus estudos musicais com o seu pai. Formado no Real Conservatório de Madrid em 1984, frequentou numerosos cursos de aperfeiçoamento. Foi vencedor em vários concursos internacionais nomeadamente o Concurso de Sevilha, Espanha. As suas apresentações como concertista incluem actuações em mais de doze países. A sua discografia atinge os catorze álbuns (cinco destes como solista). As suas composições, arranjos e transcrições têm sido publicadas na França, Bélgica, Argentina e Turquia. Como professor, tem leccionado cursos de aperfeiçoamento e master classes em diversos países. Actualmente está a preparar um método interactivo disponível na Internet. 

Toda a informação sobre o programa, concertos e artistas participantes está disponível no site www.festivaldeguitarra.org. Os bilhetes variam entre os 5€ e os 10€ (custo do primeiro e último concerto) e podem ser adquiridos nas lojas FNAC, na ARTAVE e no Posto de Turismo, em Santo Tirso. 

Este evento cultural é organizado anualmente, há 15 anos, pela Câmara Municipal de Santo Tirso e conta com a participação de alguns dos mais conceituados artistas internacionais. Ciente da importância cultural a nível nacional desta iniciativa, o presidente da Autarquia, Castro Fernandes, defende que as dificuldades económicas não podem travar a organização deste evento cujo objectivo é a contínua aposta na excelência dos artistas.  

O Festival Internacional de Guitarra teve início em Santo Tirso, no ano de 1994 e, desde então, tem sido promovido anualmente pela Câmara Municipal de Santo Tirso, com o apoio da ARTAVE. São 15 anos dedicados a um encontro de cultura e arte que reúne alguns dos melhores artistas internacionais. 
 

Programa: 

30 de Maio (Sexta-feira)

Música Clássica

Zagreb Guitar Trio (Croácia)

Auditório do Centro Cultural de Vila das Aves / 21h30 

31 de Maio (sábado)

Música Brasileira – Novas Expressões

Yamandú Costa Trio (Brasil)

Auditório Engº Eurico de Melo, Santo Tirso / 21h30 
 

Exposição – de 9 de Maio a 29 de Junho – Guitarras e outros Cordofones

Museu Municipal Abade Pedrosa, Santo Tirso  

 

Câmara dedicou uma Semana à Acção Social em debate estiveram temáticas como:

Dependências, deficiência e terceira idade 
 

A Câmara Municipal de Santo Tirso dedicou uma semana inteira à Acção Social, promovendo debates sobre temáticas como a toxicodependência e o alcoolismo. 

A semana culmina, hoje, sexta-feira, dia 23 de Maio, a partir das 14h30 às 15 horas, no Pavilhão Desportivo Municipal com uma tarde de animação, intitulada “Baila Comigo”. 

A iniciativa será totalmente direccionada para a população mais idosa. Este espectáculo de variedades, onde todos poderão dar um “pezinho de dança” ao som de uma orquestra ao vivo, pretende gerar mais um momento de descontracção e convívio entre todos os idosos do concelho, contribuindo para a redução do sentimento de isolamento social. 

Artigo AnteriorPróximo Artigo