Educação, Oliveira de Azeméis

Escola primária com projecto-piloto sobre empreendedorismo – Oliveira de Azeméis

A Escola Básica de Macieira de Sarnes, em Oliveira de Azeméis, prepara-se para acolher a primeira acção de um projecto-piloto destinado aos mais novos sobre empreendedorismo.

“Pretende-se que as crianças simulem a criação e gestão de um negócio num ambiente virtual colaborativo tridimensional. Nesse ambiente a criança poderá imaginar o seu negócio e tudo o que esteja relacionado com o mesmo”, afirma Isabel Bastos, coordenadora do “Net sobre Rodas”, iniciativa da Agência de Desenvolvimento Regional de Entre Douro e Vouga responsável por este projecto-piloto que arranca esta quarta-feira.

“A criança poderá simular a criação de produtos e infra-estruturas (empresa, pontos de venda), simular publicidade e simular a compra e venda de produtos”, exemplifica.

O curso na EB1 de Macieira de Sarnes – com dez sessões de duas horas cada – dirige-se a 16 alunos do 3º ano e será acompanhado por Ângela Margarida de Sousa Pereira (doutoranda da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro).

Rosário Pinho, a professora da turma envolvida, aguarda “com muita expectativa” a formação que será ministrada por monitores do “Net Sobre Rodas”.

“Trata-se de um projecto muito interessante, na medida em que permite aos jovens um contacto mais directo com as novas tecnologias e, ao mesmo tempo, adquirem conhecimento numa área de grande utilidade para as suas vidas”, diz Rosário Pinho.

“Os objectivos da iniciativa passam por introduzir o empreendedorismo, desenvolver habilidades, revelar talentos, estimular o desenvolvimento e gerir dinheiro”, refere Isabel Bastos.

O projecto-piloto arranca nesta escola de Macieira de Sarnes, mas a ideia é alargá-lo a outros estabelecimentos de ensino do agrupamento de municípios do Entre Douro e Vouga, segundo aquela responsável, que salientou a importância destas acções para o incremento das novas tecnologias

Artigo AnteriorPróximo Artigo