Cultura, Santa Maria da Feira

“Figuras Recriadas” em exposição até final de Junho – Sta. Maria da Feira

O Museu de Santa Maria de Lamas promoveu este ano a segunda edição do concurso de artes plásticas “Figuras Recriadas” e foram já identificados os vencedores: um do Colégio Liceal de Lamas e outro da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.

A iniciativa nasceu da necessidade de dar novo sentido a centenas anjos em gesso que, sem valor patrimonial, foram recentemente removidos do espólio seleccionado para exposição pública e o objectivo era que alunos dos cursos de artes da Área Metropolitana do Porto transformassem essas peças de forma a conferir-lhes valor artístico, sem comprometer a sua estrutura física.

De 40 inscrições resultaram 20 trabalhos cuja avaliação esteve a cargo de um júri constituído pelo arquitecto Álvaro Campos e por Susana Gomes Ferreira, conservadora do Museu de Lamas. Na categoria de trabalhos apresentados por estudantes do ensino superior, o 1.º prémio, no valor de 200 euros, foi atribuído à obra “iMan – Design é síntese”, da autoria de Bruno Almeida, aluno da Licenciatura em Design da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.

Na categoria relativa ao ensino secundário, o júri distinguiu dois trabalhos: com 50 euros, o anjo sem título de Pedro Xavier Oliveira, da Escola Secundária Serafim Leite, de S. João da Madeira; e com 100 euros, outra peça não intitulada, da autoria de Ana Rita Reis, aluna do Colégio Liceal de Santa Maria de Lamas.

Todos os anjos sujeitos a transformação artística no âmbito do concurso “Figuras Recriadas” regressam à posse dos concorrentes, à excepção das peças premiadas, que ficam à guarda do Museu de Lamas. Os melhores trabalhos estão, no entanto, em exposição no Museu até ao final do mês de Junho.

Artigo AnteriorPróximo Artigo