Santa Maria da Feira, Sociedade

Portugal expõe joias em cortiça em Amesterdão – Sta. Maria da Feira

A Galeria Ra, em Amesterdão, Holanda, inaugura dia 31 a exposição “2ndSKIN”, uma mostra de joalharia portuguesa em cortiça, que visa “internacionalizar uma nova imagem” desta matéria prima.

O “2ndSKIN cork Jewellery” é um projecto internacional, com origem em Portugal, desenvolvido em parceria pela Escola Superior de Artes e Design de Matosinhos (ESAD) e pela Associação Cultural DesignLocal de Santa Maria da Feira.

Esta mostra, que conta com obras de 28 joalheiros de diversos países, já passou Portugal, Alemanha, Finlândia e Estónia.

A cortiça, ainda muito utilizada como material vernáculo, tem vindo a ser transformada graças a recentes tecnologias.

“A cortiça tem novas características estéticas que se apresentam como desafios a explorar em novos campos, designadamente a joalharia”, refere, em comunicado, a organização do certame.

Esta exposição é comissariada por Ana Campos, coordenadora do Curso de Artes/Joalharia do ESAD, e por João Real, da Associação Cultural DesignLocal.

“2ndSKIN” estará patente em Amesterdão, até 28 de Junho, seguindo depois para Barcelona, onde estará de 10 de Setembro até início de Outubro, na Artesania Catalulya de la Generalitat de Catalunya.

Artigo AnteriorPróximo Artigo