Cultura, Oliveira de Azeméis

Biblioteca acolhe vencedores do prémio Ferreira de Castro – Oliveira de Azeméis

A entrega de prémios referente à 32ª edição do Prémio Nacional de Literatura Juvenil Ferreira de Castro (PNLJFC) realiza-se este sábado na Biblioteca Municipal de Oliveira de Azeméis, a partir das 14:30.

“Este ano a cerimónia será ligeiramente diferente das ocorridas em anos anteriores”, afirmou Vítor Amorim, presidente da Associação do PNLJFC, sublinhando que será efectuado “o lançamento da colectânea de primeiros prémios, referentes ao período de 2001 a 2005”.

Acrescentou que foram convidados os autores dos trabalhos premiados naqueles anos.

Vítor Amorim adiantou que também será realizada a apresentação da terceira edição do Prémio de Literatura Juvenil Ferreira de Castro para os PALOP (Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa), a cargo do escritor moçambicano Delmar.

Ana Rio, em representação da Escola Secundária Ferreira de Castro, de Oliveira de Azeméis – onde foi instituído o prémio – abordará a ligação entre a obra do escritor Ferreira de Castro e a Educação.

Entretanto, o júri do PNLJFC – constituído por Alice Vieira, Matilde Rosa Araújo e António Torrado – já divulgou os premiados da 32ª edição, para os escalões A (dos 12 aos 15 anos) e B (dos 16 aos 20 anos).

No escalão A – Poesia, o primeiro prémio foi para o trabalho “Três poemas fraternais”, de Ana Rita Antunes de Castro, de Corroios.

Em Prosa, a vencedora foi Inês Ferraz da Silva, de Viana do Castelo, com “O Astronauta”.

No escalão B – Prosa, Ana Sofia Martins Ramos, do Fundão, arrebatou o primeiro prémio, com “Conjunto de textos de Gente em pó”.

Artigo AnteriorPróximo Artigo