Póvoa de Varzim, Sociedade

62ª Peregrinação da Senhora da Saúde – P. Varzim

A 25 de Maio tem lugar uma das peregrinações religiosas com mais expressão no concelho: a peregrinação de Nossa Senhora da Saúde.
O acto de devoção a Nossa Senhora da Saúde começou já no dia 13 de Maio, data que marcou o transporte da imagem de Nossa Senhora desde a Igreja a ela consagrada, em Laundos, até à Igreja Matriz, uma viagem de sete quilómetros cabendo, como já é tradição, as honras do transporte da imagem aos Bombeiros Voluntários.  Até ao dia 24 decorre, às 18h30 e 21h30, na Igreja Matriz, a Novena Preparatória da Peregrinação.
No domingo, 25, a imagem volta à Igreja de Nossa Senhora da Saúde, desta feita em peregrinação e acompanhada por milhares de fiéis, à semelhança do que tem vindo a acontecer todos os anos.
O dia da peregrinação inicia com uma missa na Igreja Matriz, às 7h30, sendo que às 9h00 dá-se a saída da Grande Peregrinação à Senhora da Saúde. Percorridos os sete quilómetros e chegados a Laundos, ao recinto do Santuário da Senhora da Saúde, celebra-se a Eucaristia do Peregrino, este ano presidida pelo D. Antonino Dias, Bispo Auxiliar de Braga. Às 16h00 tem lugar a Oração da Tarde e, já no final, o Adeus a Nossa Senhora.
Esta é uma das festividades religiosas que mais devotos reúne, há mais de 60 anos, vindos um pouco de todo o concelho e até de concelhos vizinhos.

Artigo AnteriorPróximo Artigo