Póvoa de Varzim, Sociedade

Solenidades do Corpo de Deus na Póvoa de Varzim

No dia 22 deste mês, celebra-se, na nossa cidade, a solene Festa do Corpo de Deus.
As comemorações, a cargo da Confraria do Santíssimo Sacramento, terão início às 11h30 com uma Missa Solene, na Igreja Matriz.
Às 15h00 irá proceder-se à Exposição Solene do Santíssimo Sacramento e pelas 16h30 terá lugar o hino litúrgico católico, Te Deum. Às 17h00 terá início a Procissão do SS.mo  Sacramento para a qual são convidadas a participar Autoridades Civis e Militares do concelho.
O itinerário da procissão será o seguinte: Igreja Matriz – Rua da Igreja – Rua do Visconde – Praça do Almada (Norte), com uma paragem em frente aos Paços do Concelho, onde, da varanda principal, será dada a Bênção – Rua Dr. Sousa Campos – Praça da República – Rua Manuel Silva – Rua Cidade do Porto – Largo das Dores – Rua de S. Pedro. Termina na Igreja Matriz, com a Bênção.
A animação coral das cerimónias que se realizam na Igreja Matriz estará a cargo da “Capela Marta”.
O Corpo de Deus é uma festa móvel da Igreja Católica que celebra a presença real e substancial de Cristo na Eucaristia. A origem da Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo remonta ao séc. XIII, altura em que a Santa Igreja sentiu necessidade de realçar a presença real do “Cristo todo” no pão consagrado. Na Póvoa, a procissão do Corpo de Deus foi instituída em 1544, aquando da autorização da manutenção da Sagrada Custódia na capela de Madre Deus.

Artigo AnteriorPróximo Artigo