Cultura, Santa Maria da Feira, Sociedade

Artesanato Regional no Largo do Rossio – Sta. Maria da Feira

Certame conta com a participação de 54 artesãos da região 

A nona edição da Feira de Artesanato Regional Terras da Santa Maria realiza-se no largo do Rossio, em Santa Maria da Feira, de 21 a 15 de Maio. O certame, organizado pela Associação de Artesãos das Terras de Santa Maria e pela Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, conta com a participação de 54 artesãos e tem como principal objectivo divulgar o sector das artes e ofícios característicos da região das Terras de Santa Maria. A edição deste ano terá à disposição dos visitantes tasquinhas de gastronomia típica da região.  

Brinquedos tradicionais, arte de trabalhar o vidro, artigos em couro, linho artesanal, doçaria tradicional, tapeçaria de Arraiolos, patchwork, cerâmica, pintura sobre ardósia, pintura em cerâmica, escultura em madeira, empalhamento, cestaria, fumeiro artesanal, ourivesaria, bijutaria, trabalhos em acrílico, arranjos florais, velas artesanais e trabalhos em elementos vegetais são algumas das áreas representadas nesta Feira de Artesanato Regional. 

Respeitar as técnicas artesanais

Participam neste certame artesãos e produtores de géneros alimentícios, provenientes dos 14 concelhos que compõem a região das Terras de Santa Maria, cujos produtos respeitem técnicas e processos artesanais, segundo a regulamentação em vigor, e contribuam para a melhoria qualitativa do certame e para a afirmação do trabalho de cada participante junto do público e respectivo segmento de mercado. 

Oriundos dos concelhos de Albergaria-a-Velha, Arouca, Castelo de Paiva, Estarreja, Espinho, Gondomar, Santa Maria da Feira, Murtosa, Oliveira de Azeméis, Ovar, S. João da Madeira, Sever do Vouga, Vale de Cambra e Vila Nova de Gaia, os artesãos foram seleccionados com base na diversidade, qualidade e originalidade dos trabalhos apresentados e no facto de possuírem documento comprovativos de actividade artesanal. 

Animação diária

À semelhança dos anos anteriores, a edição deste ano conta com um programa de animação diário: actuação do grupo de música medieval ‘Hai Luz’ (dia 21, às 21h30); Banda Show (dia 22, às 21h30); Noite de Fados (dia 23, às 21h30); espectáculo de música moderna por Pedro ‘Piaff’ (dia 25, às 16h00) e desfile nacional de trajes etnográficos (21h30); música moderna por Rui Cardoso (dia 24, às 16h00) e animação infantil, com insufláveis.  

Horário do certame

– dia 21 de Maio: das 18h00 às 24h00;

– dia 22 de Maio: das 10h00 às 23h00;

– dia 23 de Maio: das 14h00 às 24h00;

– dia 25 de Maio: das 14h00 às 20h00. 

Artigo AnteriorPróximo Artigo