Desporto, Vale de Cambra

Prémio de atletismo de Codal na estrada no próximo sábado – Vale de Cambra

O IV Grande Prémio de Atletismo de Codal – a contar para o VI Circuito Juvenil de Atletismo de Vale de Cambra – realiza-se no próximo sábado.

A competição, com início às 16:00, vai percorrer as principais artérias da freguesia estando aberta à participação de atletas de todo o país. A organização admite inscrições até à véspera da prova.

Os organizadores esperam uma participação elevada de atletas, superior à das edições anteriores.

“Este ano o nosso objectivo é superar os 300 atletas, registando um número record de participações”, afirma Nuno Tavares, da Direcção do Grupo Desportivo e Cultural de Codal (GDCC), a entidade organizadora do evento, em parceria com a Associação Cultural e Recreativa de Vale de Cambra.

“Os prémios em disputa, que variam entre os 100 euros, em veteranos, e os 500 euros nos seniores masculinos, podem ser um bom incentivo para atingirmos esse objectivo”, admite este responsável.

“Esperamos que a prova, que tem o apoio da autarquia e da Federação das Colectividades de Vale de Cambra, contribua também para o reaparecimento do atletismo dentro do clube uma vez que a modalidade, desde a fundação da colectividade, foi uma referência do atletismo no concelho”, sublinha Nuno Tavares.

“Do ponto de vista financeiro quem, no futuro, vier a retomar a modalidade tem todas as condições para o fazer”, refere este dirigente, reforçando que o clube goza de estabilidade financeira e fontes de receita fixas.

“Pretendemos com este tipo de organizações que as pessoas se interessem de novo pela modalidade, criando-se condições para o regresso do atletismo ao clube”, realça Nuno Tavares.

Desde 1974 e até ao final da década de 90 o atletismo foi a “grande bandeira” do clube tendo sido responsável pela formação de atletas que se destacaram a nível distrital.

Mesmo assim, apesar da forte tradição no atletismo, o futsal chegou a ser a modalidade com maior visibilidade com o clube a competir, durante alguns anos, na primeira divisão nacional.

A actual direcção, presidida por António Tavares, considera que “todos os objectivos traçados foram atingidos”.

Entre eles, o presidente da colectividade enumera a reabilitação da imagem do clube, a requalificação do complexo desportivo (relvado sintético, balneários e iluminação), a execução de obras na sede do clube e a realização anual do prémio de atletismo.

O plano cumprido envolveu ainda a criação das secções de ginástica e futsal (escalão de infantis), a abertura do espaço internet, equipado com seis computadores, e a produção da página na internet (www.gdccodal.com), já com cerca de 25 mil visitas desde Setembro de 2006.

O Grupo Desportivo e Cultural de Codal foi fundado em 1974 estando sedeado na freguesia com a menor área geográfica do concelho de Vale de Cambra, ocupada por pouco mais de mil habitantes.

Artigo AnteriorPróximo Artigo