Oliveira de Azeméis, Sociedade

Barbearia é “santuário” de Elvis Presley – Oliveira de Azeméis

Aníbal Simão, barbeiro em Oliveira de Azeméis, fez-se à estrada em 2002, atravessando uma grande parte da América, numa viagem de autocarro que demorou 37 horas.

Os olhos embargaram-se quando finalmente chegou a Graceland, a casa onde Elvis Presley viveu.

“Ir a Memphis visitar a mansão do “Rei do Rock” era um sonho que julgava impossível concretizar”, contou Aníbal Simão, 58 anos.

A história deste fã de Elvis Presley começou aos 12 anos quando comprou um livro sobre a vida do fenómeno de Memphis.

“Se a memória não me escapa custou à volta de 15 escudos e comprei-o numa livraria no Porto”, recordou.

Desde esse dia a paixão foi aumentando. Sempre que podia arranjava tempo para “coscuvilhar” lojas, livrarias ou casas de discos à procura “fosse do que fosse” sobre Elvis Presley.

Livros, quadros, autobiografias, vídeos, cd’s, discos de vinil, meias, gravatas, camisas, camisolas, roupa interior, sapatos, porta-chaves, louça, recortes de jornais e revistas, uma infindável colecção sobre a vida e a obra do cantor.

Aos poucos construiu um autêntico museu, primeiro em casa e depois no seu local de trabalho, a barbearia.

Elvis Presley só lhe deu alegrias. A única vez que ficou “desolado e triste” foi quando soube da sua morte em 1977.

“Tomei conhecimento da notícia pela rádio. Tinha vindo da Guiné, onde prestei serviço militar. Chorei todo o dia”, lembrou.

Aníbal ou “Elvis” – como também é conhecido – resolveu há dois meses dividir o salão onde trabalha e aí passar a dormir.

“Não passo um dia sem ouvir Elvis Presley e faço-o de manhã à noite”, disse.

Em nome da veneração que tem ao “Rei” baptizou a filha mais nova com o nome de Lisa, numa homenagem à filha do mítico cantor.

Mais recentemente envolveu a neta ao inscrevê-la no Clube de Fãs – Elvis “Burning Star”.

“A Sofia é sócia desde 08 de Janeiro de 2007, data de nascimento do cantor, e é uma das mais jovens fãs em todo o mundo”, acrescentou.

Todos os dias Aníbal Simão reza. Nas suas preces pede uma bênção divina para a família e naturalmente para o autor de êxitos como “Love me Tender”.

Artigo AnteriorPróximo Artigo