Cultura, S. João da Madeira

Carlos Barretto em concerto “In Loko” no aniversário dos Paços da Cultura – S. João da Madeira

Carlos Barreto, Mário Delgado, Bernardo Sassetti, José Salgueiro, João Moreira e Sebastian Scheriff são os músicos de jazz que, no próximo dia 21 de Maio, sobem ao palco dos Paços da Cultura para um concerto “In Loko”. É esta a expressão que designa o projecto a que o contrabaixista Carlos Barreto, parceiro habitual de Mário Delgado e José Salgueiro desde 1997, atraiu também Bernardo Sassetti, João Moreira e Sebastian Scheriff.

Do formato trio, Carlos Barreto passou assim a um sexteto cuja música caracterizou como “orgânica e ritmicamente pujante”, sempre em busca de um registo o mais original e arrojado possível, mas apresentando como constantes o “efeito electrónico” e a liberdade de expressão.

Para isso, ao contrabaixo de Barreto, à guitarra de Mário Delgado e à bateria de José Salgueiro juntou-se recentemente o piano eléctrico Fender-Rhodes de Bernardo Sassetti, o trompete de João Moreira e as percussões de Sebastian Scheriff. O grupo é considerado um dos de maior qualidade do meio jazzístico português e o concerto nos Paços da Cultura adivinha-se um exercício de aproximação às correntes estéticas musicais da actualidade, embora com a preocupação de não prejudicar a acessibilidade do registo por parte de ouvidos menos informados.

Assinalando o terceiro aniversário dos Paços da Cultura, o espectáculo tem início pelas 21:45 e os bilhetes estão à venda ao preço de 7.5 euros, podendo ser reservados através do telefone 256.827.783.

Artigo AnteriorPróximo Artigo