Cultura, S. João da Madeira

David Shilling inaugura “Os chapéus de Ascot” – S. João da Madeira

“Os chapéus de Ascot” é o nome da mostra que o Museu da Chapelaria inaugura este domingo, pelas 16:00, na presença de David Shilling, criador dos modelos mais excêntricos que vêm passando pelas Corridas de Cavalos de Ascot, apontadas como o evento mundial em que circulam os mais requintados chapéus do mundo..

A mostra deverá integrar cerca de 30 chapéus, quatro fatos completos, cartões de apostas e outras peças relacionadas com as corridas, assim como vídeos relacionados com espectadores como a Princesa Diana e dezenas de fotografias de Gertrude Shilling – mãe do designer, sua musa, principal utilizadora dos seus chapéus e tãi audaciosa nos modelos que escolhia envergar que ficou conhecida como “The Ascot mascot/A mascote de Ascot”.

David Shilling criou o seu primeiro chapéu aos 12 anos e, ao longo dos anos, foi surpreendendo com “obras de arte” que se tornaram conhecidas em todo o mundo: um chapéu era a réplica de uma girafa, outro uma cartola de onde saía um coelho ou um cesto de piquenique com flutes e morangos. Em 1976 abriu a sua primeira loja em Londres, onde vendia diversos artigos desenhados por si próprio, e pouco depois as suas colecções eram compradas por cadeias de lojas como a Bloomingdale, Bergdorf e Nieman Marcus.

Sem mencionar nomes de clientes, David Shilling reconhecer que é habitual desenhar chapéus “tanto para a realeza como para estrelas rock. As suas criações também já motivaram exposições em diversas galerias de arte europeias e museus de todo o mundo, integrando mesmo colecções permanentes como as do Victoria and Albert Museum (de Londres), o Musée des Arts Décoratifs (Paris) e o Metropolitan Museum of Art (Nova Iorque). Dedica-se ainda à escultura, joalharia e design de interiores.

Artigo AnteriorPróximo Artigo