Sociedade, Trofa

Observatório da Família da Região Norte vai nascer na Trofa

Depois da criação do Gabinete de Apoio à Família e da Brigada Pró – Família, a Câmara Municipal da Trofa continua a apostar numa relação de proximidade com as famílias trofenses, de forma a reforçar os seus laços familiares. 

A pensar em todas as famílias não só do concelho, mas de toda a região norte do país, a Câmara Municipal da Trofa, , vai assinar no dia 15 de Maio um Protocolo de Colaboração com a Universidade do Minho, para a implementação do Observatório da Família, no Auditório da Junta de Freguesia de Santiago de Bougado, pelas 14h30. 

Os observatórios são instrumentos valiosos para conhecer as mudanças sociais e desenhar novas formas de intervenção ajustadas às dinâmicas espaciais relacionadas com essas mesmas mudanças. No caso particular do desenvolvimento social, a observação continua das condições de vida das famílias, dos problemas sociais que estas enfrentam e das medidas destinadas a combate-los, revela-se um estratégia particularmente útil dada a extrema variabilidade dos fenómenos sociais, as estreitas interacções entre condições, problemas e políticas e a relativa opacidade dos processos de mudança. 

A Universidade do Minho, através da linha de investigação Família, Saúde e Solidariedades Sociais coordenada pela Professora Doutora Maria Engrácia Leandro e inserida no Centro de Investigação em Ciências Sociais de que é director o Professor Doutor Manuel Carlos Silva, desenvolverá as actividades necessárias para a implementação deste projecto inovador e fundamental nos dias que correm.   

Com uma Unidade Técnica Cientifica com formação em diferentes áreas, que visa a recolha de dados estatísticos sobre matérias de natureza familiar, informações relativas à família o Observatório da Família aspira ser um núcleo de investigação, de difusão de informação sobre família bem como um Instrumento de observação das condições de vida das famílias, dos problemas sociais que enfrentam e das medidas destinadas à sua resolução.  
 

Artigo AnteriorPróximo Artigo